×
Loading ...

Tipos de fluidos para isqueiro

Atualizado em 19 julho, 2017

O fluido de isqueiro é um composto químico frequentemente utilizado em vários dispositivos projetados para a criação e sustentação do fogo. Consistindo basicamente de hidrocarbonetos gasosos, várias combinações químicas compõem fluidos desse tipo.

Fluidos de isqueiros são utilizados para sustentar uma chama (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images)

Butano

Uma das formas mais comuns de líquido de isqueiro é constituída por butano (C4H10). Encontrado em grelhas à gás, tochas e isqueiros de cigarro, ele é um dos fluidos mais comuns e acessíveis disponível no mercado. Em sua forma comercial, o n-butano também é utilizado como aditivo de gasolina, com a função de aumentar a volatilidade do combustível e a qualidade da performance do motor.

Loading...

Nafta

Como alternativa para o butano como fluido de isqueiro, há uma mistura de hidrocarbonetos altamente inflamáveis chamada nafta, também conhecida como benzeno (C6H6). Com um odor doce, trata-se de um composto químico líquido e incolor até que ele alcance a temperatura ambiente, quando ele adquire um tom de amarelo claro. Vários fabricantes produzem fluidos de isqueiros com benzeno e esses produtos podem ser tanto utilizados como fonte combustível como para remover alcatrão, gorduras, etiquetas e manchas de óleo.

Querosene

Outro fluido multiuso para isqueiros é a querosene, também conhecida como óleo de parafina ou óleo de carvão. Ela tem várias composições químicas utilizadas para abastecer lâmpadas, acender churrasqueiras e queimar madeira. A querosene também é aplicada como carreador em sprays inseticidas e como combustível para motores de jatos. Esse líquido constitui até 25% do volume total do petróleo puro do mundo e é fabricado usando uma série de diferentes métodos de destilação.

Fluido Smarter Starter

Há uma patente internacional pendente para um fluido de isqueiro natural, chamado Smarter Starter. Ele é feito com ingredientes naturais e é principalmente utilizado como uma alternativa à querosene em grelhas de brasa. Esse produto não deixa um gosto de combustível na comida, como ocorre no caso da querosene; e queima com segurança e eficiência.

Segurança e uso apropriado de fluido de isqueiros

Fluidos de isqueiros podem ser perigosos e extremamente prejudiciais à saúde e ao meio ambiente. O uso de quaisquer substâncias desse tipo sempre deve ser realizado de maneira segura e responsável. Nunca engula esses compostos e sempre siga as instruções do fabricante. Se quaisquer reações adversas ocorrerem devido a um acidente ou uso incorreto de substâncias químicas desse tipo, ligue para a emergência, controle de intoxicações ou procure atenção médica imediata.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...