Tipos de foliculite

Escrito por bonnie bruneau | Traduzido por josciel sousa
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tipos de foliculite
Existem dois tipos principais de foliculite: a superficial e a profunda (flickr.com)

A foliculite é uma infecção e inflamação da pele em volta de um folículo piloso. A foliculite se apresenta como bolhas cheias de pus que se abrem e formam uma crosta. Elas são pequenas e parecem manchas brancas em volta dos folículos pilosos. Existem dois tipos principais de foliculite: a superficial (que pode ser sarnenta e geralmente desaparece em poucos dias) e a profundo (que pode ser dolorosa e deixa cicatrizes após a infecção ter sido curada). As foliculites superficial e profunda também incluem vários subtipos de foliculite.

Outras pessoas estão lendo

Foliculite superficial da barba

Foliculite estafilocócica, também conhecida como prurido de barbeiro, na região da barba, apresenta-se como caroços brancos, pruriginosos e cheio de pus. A bactéria Staphylococcus aureus infecta os folículos pilosos e barbeamento ou um corte na pele podem permitir que a bactéria entre no corpo.

A tinea barbae, outra foliculite superficial, também ocorre na região da barba de homens e origina caroços brancos e pruriginosos. No entanto, essa foliculite não é causada por uma bactéria, mas sim por um fungo. Na tinea barbae mais severa, os caroços podem ser cheios de pus e formar crostas. Também pode causar febre e linfonodos inchados.

Outro tipo de foliculite superficial que afeta a região da barba de homens é a pseudofoliculite da barba. Os folículos pilosos se tornam inflamados quando o cabelo encrava a pele após o barbeamento. Esse tipo de foliculite afeta homens com cabelos enrolados. Em casos raros, o pescoço e a face podem desenvolver cicatrizes escuras e elevadas, chamadas de queloides.

Foliculite por pseudomonas

A foliculite por pseudomonas, também conhecida como foliculite de banheira de água quente, é um tipo de foliculite superficial causada pela bactéria pseudomonas, que pode se tornar um problema em lugares onde os níveis de pH não são sempre controlados, como em uma banheira de água quente. Após oito horas a cinco dias do contato com a bactéria, caroços redondos, vermelhos e pruriginosos aparecem e se desenvolvem em pústulas (bolhas cheias de pus). O risco de infecção aumenta se houver uma úlcera ou ferida aberta, infecção de pele prévia ou diabetes.

Foliculite herpética

A foliculite herpética, outra foliculite superficial, ocorre quando se raspa acidentalmente uma afta ao se barbear. Pequenas bolhas cheias de fluido se desenvolvem e podem se espalhar para os folículos pilosos vizinhos. O vírus herpes simplex causa a infecção.

Pityrosporum foliculite

A pityrosporum é uma foliculite superficial que ocorre principalmente em jovens e adultos de meia idade e se mostra como pústulas crônicas vermelhas e pruriginosas no peito, no dorso e possivelmente na face, no pescoço, nos ombros e nos braços. É causada por um fungo semelhante à levedura.

Foliculite eosinofílica

Uma das formas de foliculite profunda é a eosinofílica, que ocorre geralmente em pessoas portadoras de HIV. Esse tipo de foliculite é recorrente, e é marcado por feridas inflamadas, cheias de pus e pruriginosas na face e possivelmente nos braços e/ou no dorso. Quando a ferida sara, pode ocorrer hiperpigmentação (a pele se torna mais escura do que o normal). A causa é desconhecida, mas é possível que a foliculite eosinofílica seja causada por um fungo semelhante à levedura, que também pode causar a foliculite superficial pytyrosporum.

Foliculite por gram-negativos

A foliculite por gram-negativos, do tipo profundo, pode brotar na pele de quem fez muito tempo de tratamento antibiótico para acne. Devido a capacidade dos antibióticos de perturbar o balanço normal de bactérias no corpo, incluindo o nariz, as bactérias gram-negativas podem crescer em excesso. As bactérias geralmente se equilibram após a interrupção os antibióticos, mas algumas vezes podem se espalhar do nariz para a região da bochecha, queixo e mandíbula, o que então leva a uma nova acne, possivelmente severa.

Carbúnculos e furúnculos

Carbúnculos e furúnculos, ambos formas profundas de foliculite, são causados por estafilocócicos. Um furúnculo se torna vermelho ou rosado, doloroso e cheio de pus dentro de um dia. O furúnculo pode piorar e crescer por até uma semana e alcançar o tamanho de uma bola de golfe antes de se romper. Um carbúnculo é um grupo de furúnculos, comum em homens idosos e aparece nas coxas, nos ombros e no pescoço.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível