×
Loading ...

Que tipos de frutas crescem na Floresta Amazônica?

Atualizado em 21 novembro, 2016

Muitos tipos de frutas crescem na Floresta Amazônica, tais como banana, abacaxi, manga, limão e toranja. Além desses, há vários outros tipos de frutas que também crescem na Amazônia. A maioria delas oferece benefícios à saúde que permanecem desconhecidos para pessoas de fora da floresta tropical.

Que tipos de frutas crescem na Floresta Amazônica? (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Açaí

O açaí faz parte da dieta brasileira. Ele está se tornando popular no mundo todo porque os cientistas descobriram seu grande potencial antioxidante. O açaí é de coloração roxa e cresce em cachos no topo dos galhos da árvore. Cada palmeira de açaí pode produzir entre 18 e 22 quilos do fruto por ano. Os frutos maduros não duram por muito tempo, então é difícil exportar a fruta para outros países. O suco e os extratos, entretanto, são exportados.

Loading...

Maracujá

O maracujá é conhecido por muitos nomes na Floresta Amazônica, como fruta da paixão. Essa fruta cresce em videiras na Amazônia. Dentro do maracujá há uma polpa amarela e gelatinosa. Ele é usado de muitas maneiras, podendo ser comido fresco, em forma de suco ou transformado em geleia, sorvete ou molho de salada. As folhas também são usadas para fazer uma bebida que, segundo algumas pessoas, ajuda a aliviar o estresse.

Araçá

O araçá é uma planta arbustiva espessa cuja altura é de três a seis metros. A planta possui folhas verdes brilhantes e produz flores brancas. A fruta também pode ser chamada de araçá-vermelho e apresenta um tom avermelhado escuro com uma casca fina. O araçá é suculento e tem um sabor semelhante ao morango. É comumente consumido no Brasil e também é usado para fazer geleia.

Buriti

O buriti é um fruto amarelo coberto de escamas marrom escuras. Tem sabor semelhante ao da cenoura e é rico em vitamina A. Ela costuma ser consumida crua na Amazônia, mas também pode ser cozida ou usada para fazer sucos, sorvetes e sobremesas congeladas. Ela cresce em palmeiras de buriti, perto da água.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...