Tipos de gestos

Escrito por charlotte anne cox | Traduzido por débora sousa
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tipos de gestos
Os gestos podem significar muitas coisas (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

A comunicação não-verbal é uma grande parte da forma como nos comunicamos com os outros e pode ter tanto significado quanto nossas palavras. Os gestos que fazemos podem ilustrar o que estamos pensando ou sentindo, podem destacar nossos argumentos ou exibir a natureza de nossas relações com outras pessoas. Os gestos também têm um componente cultural, e não podemos assumir que eles significam a mesma coisa para nós como significam quando nos comunicamos com pessoas de outras culturas.

Outras pessoas estão lendo

Símbolos

Os símbolos são um tipo de gesto que usamos para comunicar o mesmo sentimento que as palavras correspondentes. Por exemplo, alguém pode desejar a outra pessoa "bom trabalho" ao mesmo tempo que faz um símbolo com o polegar para cima. Quando as pessoas usam símbolos, sua comunicação não-verbal corresponde às palavras que estão dizendo, o que ajuda a reforçar a sua mensagem.

Tipos de gestos
Bom trabalho (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Reguladores

Quando as pessoas usam reguladores, estão tentando obter algum tipo de comportamento de alguém. Isso inclui acenar a cabeça quando você quer que alguém continue a falar ou colocar o dedo sobre a boca para dizer a alguém para ficar quieto.

Tipos de gestos
Fique quieto (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)

Ilustradores

As pessoas usam gestos ilustradores para reforçar suas mensagens verbais. Um exemplo disso é dar instruções. Quando alguém lhe diz para virar à direita, ele pode apontar o dedo nessa direção para mostrar o caminho certo a seguir.

Tipos de gestos
Apontar é um gesto ilustrador (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

Demonstrações de afeto

As demonstrações de afeto são gestos que servem para expressar as emoções que as pessoas estão sentindo. Por exemplo, quando alguém estiver envergonhado, ele pode colocar as mãos sobre o rosto, e quando estiver chateado, pode franzir a testa ou chorar.

Tipos de gestos
Uma mulher envergonhada (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Adaptadores

Quando usamos adaptadores, estamos tentando alcançar algum tipo de objetivo ou necessidade. Esse tipo de gesto vem em três formas: os auto-adaptadores, alter-adaptadores e adaptadores de objetos. Auto-adaptadores são movimentos onde tocamos a nós mesmos, como se coçar no braço ou remover algo que entrou em nossos olhos. Alter-adaptadores são gestos dirigidos a alguém, um exemplo disso seria ajeitar a gravata de alguém ou remover fiapos de suas roupas. Adaptadores de objetos estão focados em objetos, como abrir buracos em uma lata de refrigerante.

Tipos de gestos
Coçar o braço é um exemplo de gesto auto-adaptador (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

A importância das palmas

A maneira como usamos as palmas das nossas mãos pode dizer aos outros o que estamos pensando e sentindo acerca de uma situação. As palmas das mãos voltadas para cima estão relacionadas a ser aberto e receptivo, enquanto que as palmas das mãos viradas para baixo podem indicar hostilidade ou não se sentir aberto em relação a outra pessoa.

Tipos de gestos
As palmas das mãos são expressivas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Considerações culturais

A cultura pode determinar a forma como os gestos são interpretados. Por exemplo, o que é considerado uma vitória ou sinal de paz nos Estados Unidos é como mostrar o seu dedo do meio para alguém em alguns lugares da Europa. Em algumas culturas, os abraços são dados como uma saudação comum para os entes queridos e conhecidos da mesma forma, enquanto que em outras culturas os abraços são reservados para pessoas que você gosta profundamente.

Tipos de gestos
Um "sinal de paz" pode significar coisas diferentes em culturas diversas (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível