Mais
×

Os tipos de gol e trave no futebol

Atualizado em 17 abril, 2017

Além da bola de futebol, o gol é a segunda parte mais importante do equipamento necessário nesse esporte. Escolher o tipo de gol depende da idade do jogador, do espaço disponível e se será usados para treinos ou para jogos de futebol de verdade. O gol pode vir em vários estilos.

Escolher o estilo de gol certo é muito importante (ball image by Sergey Galushko from Fotolia.com)

Formatos

Os gols pode vir em vários formatos. Os formatos são determinados pela maneira que a rede fica suspensa e pelo formato das barras. Os gols sem profundidade ficam com a rede pendurada em uma estrutura arredondada a aproximadamente 45° e ela é ligada até embaixo do gol e fixada por estacas no chão. Nos gols com profundidade são adicionados aproximadamente 60 cm de estrutura no topo do travessão para dar a profundidade antes de angular a estrutura para baixo. Essas estruturas são feitas na parte de trás do gol para dar o formato e estabilidade. Gols em formato de caixa são geralmente mais vistos no futebol profissional. São retangulares com a rede fixada em uma estrutura em formato quadrado e que fica pendurada formando um ângulo reto com as traves do gol.

Materiais

Os gols de futebol são tipicamente feitos ou de plástico ou de metal. Gols de plástico são leves, duráveis e facilmente carregáveis. Eles também são os mais baratos e geralmente feitos para serem facilmente guardados quando não estão sendo usados. Ótimo para iniciantes, gols de plástico são idealmente recomendados para treinos e para uso em áreas pequenas, como quintais. Para a segurança do jogador, âncoras presas ao chão ou estacas seguram esses gols móveis. Gols de metal, geralmente feitos de ferro ou alumínio, são robustos e resistentes, podendo no entanto serem muito pesados. Gols de metal são frequentemente cimentados no chão. Alguns gols de metal são móveis. Embora sejam estáveis, gols de metal móveis devem ser presos ao chão com as âncoras ou estacas apropriadas pois eles podem ser derrubados.

Tamanhos

Os tamanhos padrões ou completos de gols de futebol têm aproximadamente 2,44 metros de altura e 7,32 metros de largura e são usados por jogadores com a partir de 12 anos de idade. Jogadores que têm entre 8 e 11 anos geralmente usam um gol que mede entre 1,90 m e 2,10 m e largura entre 5,64 m e 6,4 m. E para jogadores de 6 e 7 anos o gol tem 1,98 m de altura e de 3,6 m a 5,19 m de largura. Jogadores mais jovens que 6 anos de idade usam um gol de 1,2 m a 1,4 m de altura e de 1,80 m a 2,70 m de largura. Os gols ajustáveis podem ter seu tamanho adaptado para vários grupos de idade e níveis de habilidade.

Gols portáveis

Gols portáveis são os melhores para se jogar bola no quintal. Desenvolvidos para todas as idades, esses gols menores são práticos, portáteis e fáceis de guardar quando não estão sendo usados. Os iniciantes podem praticar em casa ao invés de em um campo de futebol.

Gols de treinamento

Alguns gols são desenvolvidos para treino. Alguns gols de treinamento são intencionalmente feitos menores para que os jogadores possam praticar a mira do chute. Eles podem ser customizados pelo tamanho quando forem pedidos. Gols de rebote são um tipo de gol de treinamento que oferece um alvo e ao mesmo tempo se comporta como um parceiro de treino. Eles são melhores para treinos de chute em ritmo acelerado. Existe também outro tipo de gol de rebote. Ele pode ser ajustado de várias maneiras para devolver a bola depois do chutes em ângulos diferentes. Eles são ótimos para ajudar os jogadores a melhorar sua mira dando passes e chutando, assim como o controle de bola.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article