Tipos de intemperismo biológico

Escrito por erik devaney | Traduzido por ricardo soares
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tipos de intemperismo biológico
Os cupins são uma das causas do intemperismo biológico (tree with termite holes image by Yvette Bessels from Fotolia.com)

O intemperismo é o processo em que ocorrências naturais e reações decompõem materiais ao longo do tempo. Um tipo de intemperismo é mecânico, causado por ação física. O outro tipo é químico, causado por reações químicas. Ambos os tipos podem às vezes cair em outra categoria conhecida como intemperismo biológico. Embora existam vários tipos específicos desse processo, em geral, ele é caracterizado como sendo causado por substâncias e organismos orgânicos ou vivos.

Outras pessoas estão lendo

Secreção ácida

Alguns diferentes organismos produzem e segregam os ácidos, incluindo bolores, fungos e líquenes. De acordo com o site "Jersey.uoregon.edu", esses ácidos podem quimicamente decompor rochas e minerais, e essencialmente causticar irregularidades em suas superfícies. Essas irregularidades podem, por sua vez, servir como pontos de apoio ou âncoras para outros organismos, que posteriormente podem degradar biologicamente rochas ou minerais.

Detritos orgânicos

Além disso, para os organismos que produzem e secretam ácido diretamente, a decomposição de resíduos orgânicos, como excrementos animais, carcaças de animais, folhas mortas e plantas, também podem liberar essa substância corrosiva no ambiente. De acordo com o "Jersey.uoregon.edu", quando os restos orgânicos se decompõem, o carbono escapa para a atmosfera. Esse carbono interage com as moléculas de água e forma ácidos, que podem cair como chuva e decompor rochas, minerais e outras substâncias. Quando a chuva é especialmente ácida, ela é conhecida como "chuva ácida", e pode ser prejudicial para os organismos e suprimentos de água potável. No entanto, a maioria dos casos de chuva ácida está associada com a poluição causada pelo homem e não são ocorrências "naturais".

Dano à raiz

Um dos tipos de intemperismo biológico que mais ocorre e é fácil de observar é o dano à raiz. Se você mora em uma área que apresenta árvores que estão fragmentando ruas pavimentadas ou calçadas, já deve ter visto esse fenômeno. O dano à raiz ocorre quando as raízes das árvores grandes e fortes ficam sem espaço de crescimento e rompem as superfícies que estão restringindo-as. Isso pode produzir rachaduras e buracos no concreto, sendo um processo mecânico, oposto ao processo químico.

Escavação ou perfuração

Outro tipo de intemperismo biológico/mecânico é a escavação ou perfuração de certos organismos na rocha e em outros materiais. De acordo com o site "Mc2.vicnet.net.au", um exemplo desse desgaste pode ser visto em cupins, que são insetos pequenos que se alimentam de carboidratos de celulose complexos ou de matéria vegetal e normalmente atravessam a madeira fazendo um túnel no processo. No entanto, os cupins também utilizam produtos químicos para quebrar a celulose, logo, o desgaste não é inteiramente mecânico. De acordo com "Geolsoc.org.uk", outro exemplo de intemperismo biológico/mecânico causado pela escavação ou perfuração pode ser observado no taralhão, um molusco bivalve que raspa pedaços de rocha até que tenha feito uma casa adequada.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível