×
Loading ...

Tipos de juntas em concreto

Atualizado em 20 julho, 2017

A maioria dos motoristas está familiarizada com o ruído inevitável durante a condução em estradas. Durante o processo de construção, algumas juntas de concreto são aplicadas para fins específicos. Juntas ajudam a aliviar a contração, expansão, rachaduras e movimento vertical do concreto. Elas também são usadas ​​em pontos de parada durante as diferentes fases da construção.

Juntas de concreto são utilizadas para fins diferentes (fresh concrete image by jimcox40 from Fotolia.com)

Juntas de contração

Juntas de contração, também chamadas de juntas de controle ou encolhimento, permitem a contração ou encolhimento da porção de concreto, que é inevitável durante o processo de cura. Elas compreendem dois tipos: inserção serrada e pré-moldadas. Juntas serradas cortam um vão no concreto com uma rachadura induzida por baixo. Juntas de contração pré-moldadas colocam uma placa de madeira ou plástico pré-formada no vão cortado.

Loading...

Juntas de construção

Juntas de construção de concreto são utilizadas nos pontos de paragem durante o processo de construção. Três tipos de juntas de construção são o tipo traseiro com buchas, o tipo traseiro com tirantes e o tipo traseiro. Juntas do tipo traseiro com buchas requerem afiação em cada lado com raio de 3 mm (1/8 de polegada) e uma bucha especialmente revestida para evitar colagem. Tipos traseiros com tirantes requerem afiação de cada lado com um raio 3 mm (1/8 de polegada). Elas não são juntas de contração. Como as outras juntas de construção, articulações do tipo traseiro requerem afiação de cada lado com um raio de 3 mm. Elas não usam buchas ou tirantes.

Juntas de isolamento ou expansão

Juntas de isolamento são usadas ​​para controlar a flexão do concreto devido ao movimento vertical das aplicações ligadas a estruturas fixas, tais como edifícios e colunas. Sua função principal é evitar o acúmulo de estresse devido ao confinamento da porção de concreto, isolando a estrutura. Uma junta de expansão é utilizada para aliviar o estresse, quando uma placa for colocada ao lado de estruturas em mais de uma face, além de proporcionar proteção da expansão e contração da placa.

Juntas com controle de rachadura

Juntas com controle de rachaduras são usadas ​​para controlar o rachamento natural do concreto ao longo do tempo. Essas articulações são semelhantes às juntas de contração, mas são especialmente formadas para isolar rachaduras em um local exato e de uma forma previsível.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...