Mais
×

Tipos de lagartos (geckos) de estimação

Atualizado em 20 julho, 2017

Geckos (chamados às vezes de lagartixas) são pequenos lagartos originários de países com clima quente, e em muitos países ao redor do mundo eles são criados para estimação, podendo seus proprietários escolher entre uma grande variedade de espécies diferentes. De acordo com um artigo do website ReptileChannel.com, os geckos leopardos (Eublepharis macularius), geckos diurnos (gênero Phelsuma) e geckos de crista (Correlophus ciliatus) são os três mais populares.

Lojas de animais vendem uma grande variedade de diferentes geckos (injured gecko 14 image by mdb from Fotolia.com)

Gecko leopardo

São os tipos mais populares criados para estimação. Nativos do Oriente Médio, mais especificamente Paquistão, Afeganistão e Índia, seu nome se deve a sua coloração manchada que lembra a pele do grande felino. De acordo com o guia do gecko leopardo, esses lagartos são ótimos porque são pequenos e podem ficar sozinhos por dias. Os proprietários também gostam desse tipo por que não fedem, são baratos e não precisam de muito espaço.

Geckos leopardos são uma das espécies mais populares (Eublepharis macularius image by Lea Petrasova from Fotolia.com)

Gecko diurno

Mais temperamentais que os outros tipos e não gostam de ser segurados, o tipo mais popular desse gênero é o gecko diurno gigante e pode atingir mais de 30 cm e viver por volta de 30 anos. Diferentemente dos geckos leopardos, estes necessitam de muito espaço e, de acordo com o artigo do website ReptilaChannel.com, seus proprietários devem comprar tanques de 75 litros e uma lâmpada para aquecimento que possa chegar a 30 °C. Embora precisem de mais manutenção e cuidados que os geckos leopardos, continuam sendo um dos mais populares.

Geckos diurnos são frequentemente comprados e criados para estimação (Gecko image by Harvey Hudson from Fotolia.com)

Gecko de crista

Muito popular entre os proprietários que são iniciantes na criação desses lagartos, o gecko de crista, diferentemente do gecko diurno, adora ser manuseado e é conhecido por pularem grandes distâncias, além de possuírem a habilidade única de mudarem a cor da pele de marrom claro para vermelho escuro e laranja. Eles também devem sua popularidade ao fato de não precisarem de muita manutenção: duas fêmeas de gecko de crista podem viver confortavelmente num tanque de 115 cm por 115 cm por 160 cm, já dois machos não deve ser mantidos num mesmo viveiro por serem muito territorialistas e poderem acabar brigando. Outro motivo por se tornarem populares entre os criadores é o fato de que não precisam de lampadas aquecidas caras, conseguindo viver bem em temperatura ambiente.

Geckos de crista são animais de estimação comuns para iniciantes (crested gecko image by Joy Fera from Fotolia.com)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article