×
Loading ...

Tipos de lajotas

Atualizado em 17 abril, 2017

Não fique confuso com os diferentes tipos de lajotas disponíveis no mercado. Tudo que você realmente precisa saber é que uma variedade de pedras naturais -- algumas contendo minerais duros e algumas, minerais suaves -- são usados ​​para criar lajotas, que variam desde a típica lajota plana a inúmeros formatos e tamanhos.

Passeios de lajotas feitos de granito são duráveis e impermeáveis (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Importância

As lajotas são normalmente cortadas planas, em vez de blocos, cubos, paralelepípedos ou quadrados, pois essas outras formas tendem a descrever outros tipos de pedras. As lajotas planas podem ser usadas para pavimentar calçadas, pátios, degraus e até mesmo bancos de jardim. Como o termo pode se referir a várias pedras naturais, pode ser útil dividir as pedras pelas suas propriedades.

Loading...

Minerais duros

As lajotas podem ser diferenciadas pelos minerais que as compõem: duros ou suaves. As compostas de minerais duros, que são mais duráveis e podem suportar mais peso devido à sua resistência, oferecem um produto melhor e mais durável. Alguns tipos podem ser impermeáveis, como os de granito e ardósia. O basalto, o gnaisse e o mármore também são exemplos de lajotas compostas de minerais duros. Algumas lajotas contendo minerais duros, entretanto, não são impermeáveis, mas ainda assim são resistentes e duráveis, como o arenito.

Minerais suaves

Lajotas compostas de minerais suaves são mais pedras mais porosas e, portanto, não impermeáveis. Logo, elas não devem ser usadas em degraus em áreas que exigem impermeabilidade, ou em áreas de índices elevados de precipitação (grande quantidade de chuva ou neve). Algumas lajotas compostas de minerais suaves incluem o calcário e o arenito. As pedras contendo minerais suaves são mais suscetíveis a rachaduras do que as contendo minerais duros, portanto considere esse fator ao usar materiais como o calcário e o arenito.

Outros tipos de lajotas

Qualquer pedra natural que possa ser cortada facilmente pode ser usada para fazer lajotas. Portanto, embora o granito, o calcário e o arenito possam ser cortados facilmente, outros tipos de pedras menos comuns também podem ser usados para fazer lajotas. Algumas pedras naturais nativas de áreas de pedreira que atendam suas necessidades paisagísticas podem ser incluídas nessa lista.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...