Que tipos de limpeza um dentista pode fazer?

Escrito por julie ackendorf Google | Traduzido por ronaldo moretti
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
 Que tipos de limpeza um dentista pode fazer?
As limpezas dentais regulares são importantes para a saúde bucal (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

É de conhecimento comum que a escovação de dentes pelo menos duas vezes por dia, usar fio dental pelo menos uma vez por dia e usar um enxaguatório bucal anti-séptico diariamente podem ajudar a manter dentes e a gengiva saudáveis. Também é muito importante realizar limpezas regulares no consultório de um dentista para limpar áreas que uma escova de dentes ou fio dental não possam alcançar. O tipo de limpeza dental que um indivíduo receberá depende da saúde e da condição dos seus dentes e linha da gengiva.

Outras pessoas estão lendo

Limpeza de rotina ou padrão

Uma rotina ou limpeza padrão também é conhecida como uma limpeza de boca saudável. Esse tipo de limpeza é coberto pela maioria das empresas de seguros e pode ser realizado em indivíduos que não mostram sinais de doença gengival. Uma rotina de limpeza normalmente é feita a cada três a seis meses e é geralmente realizada por um dentista. Durante uma limpeza dental padrão, pequenos depósitos de placa são removidos acima e abaixo da linha da gengiva. Os dentes, em seguida, são polidos, e às vezes pode ser aplicado um tratamento de flúor.

Limpeza extensiva ou desbridamento de boca cheia

Uma limpeza dental extensiva ou um desbridamento de toda boca é realizado em um paciente que não teve seus dentes limpos por pelo menos um ano. Também pode ser realizada se um paciente apresenta com placa excessiva, cálculo ou depósitos minerais acima ou abaixo da linha da gengiva. Durante a limpeza extensiva, o acúmulo de placa bacteriana é removido, incluindo a placa que tem fundido às raízes dos dentes. Os dentes, em seguida, são limpos e polidos. Após um desbridamento da boca, o paciente é tratado com uma irrigação antimicrobiana e aconselhado sobre maneiras de melhorar a higiene dental em casa.

Dimensionamento de profundidade e aplainamento de raiz

O dimensionamento de profundidade e aplainamento de raiz são realizados em pacientes que são diagnosticados com doença periodontal. Esse tipo de tratamento em geral é necessário somente uma vez, mas pode ocorrer em várias sessões para evitar muita dor de uma só vez. Durante o dimensionamento de profundidade e aplainamento de raiz, a anestesia pode ser necessária para garantir o conforto do paciente. Eles envolvem a remoção da placa bacteriana, acima e abaixo da linha da gengiva. As superfícies das raízes dos dentes são suavizadas e o paciente recebe um tratamento de flúor e irrigação antimicrobiana. Antibióticos locais são indicados para pacientes que têm que fazer esses tratamentos. O paciente retorna para um padrão de limpeza entre duas a quatro semanas após o tratamento.

Limpeza periodontal

O indivíduos com doença periodontal severa e ativa podem precisar realizar limpezas periodontais em poucos meses depois do dimensionamento de profundidade e aplainamento de raiz. Durante esse tipo de limpeza, toda a boca não tem que se submeter aos tratamentos de dimensionamento e aplainamento, mas as áreas localizadas exigirão os tratamentos. Além de ter os dentes polidos, o paciente recebe um tratamento de flúor e uma irrigação antimicrobiana. Os antibióticos locais são dados aos pacientes periodontais que tiveram os dentes limpos. Durante este tipo de tratamento, o dentista reavalia a condição dos dentes e linha da gengiva para determinar se o paciente pode realizar um tratamento com um tipo menos invasivo de limpeza.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível