Que tipos de madeira são melhores para escavar?

Escrito por tyler lacoma | Traduzido por pina bastos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Que tipos de madeira são melhores para escavar?
Madeira entalhada (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

A melhor madeira para se escavar depende da sua finalidade. Para aqueles que querem uma madeira que dure por muito tempo e que não façam questão de esconder os erros, uma madeira dura pode ser a melhor opção. Para os iniciantes, armados somente de facas e querendo experimentar, uma madeira macia é, em geral, a escolha certa. Que tipos de madeira dura ou macia são melhores depende de onde quem entalha mora e que tipo de textura ou aparência deseja.

Outras pessoas estão lendo

Tipos de boa escavação

A entalhação em madeira é, em geral, dividida em três tipos diferentes, baseados em que objetos estejam sendo criados e como a madeira está sendo cortada. O primeiro e mais simples é a escavação de lascas, na qual se dá forma à madeira cinzelando lascas e entalhando a madeira. Esse tipo de escavação pode criar painéis rugosos e figuras plenas feitas ao se talhar partes da madeira. O segundo tipo é a do painel, que usa ferramentas mais avançadas para cortar ou pressionar um desenho na madeira, feito especialmente para painéis, criando figuras e imagens em relevo que são usadas em grades de carvalho ou beirais. Os entalhadores deixam de lado as lâminas para lascas mais rugosas para usar ferramentas mais finas, que possam expressar uma grande gama de detalhes nos painéis. O terceiro tipo é a escavação de figura, na qual o entalhador toma um bloco de madeira e lhe dá uma forma específica. Esse tipo requer uma vasta variedade de ferramentas de cinzelar, cortar, limar e é considerado o mais difícil dos três.

Madeiras macias

A madeira exigida para qualquer tipo de entelhação depende tanto do entalhador quanto do destino da peça. Algumas peças precisam ser feitas de carvalho ou outras madeiras duras para se adequar a um móvel ou um desenho em particular, de modo que a habilidade de quem trabalha precisa ser compatível para lidar com madeira menos maleável. Para outros entalhes, o tipo de madeira é menos importante e os entalhadores podem escolher uma madeira mais macia e, portanto, mais fácil de ser desbastada e mais condescendente com um artesão iniciante. Com os tipos de madeira mais macios, o escavador só precisa da faca própria para começar.

As madeiras macias mais populares podem ser importadas, dependendo da localização. A tília americana, uma madeira macia obtida da tília, é uma das mais populares madeiras de escavação tanto na América do Norte quanto na Europa. É leve, forte e bem fácil de cortar com uma faca.

Outra madeira popular, especialmente na América do Norte, é a da nogueira americana, que também é fácil de escavar, mas tem um grão mais forte que pode ser posto em destaque com óleos.

Vários tipos de cedros e pinheiros são usados no noroeste dos Estados Unidos, já que as duas variedades são bem fáceis de cortar e conhecidas por sua durabilidade, especialmente ao ar livre, em condições de tempo adversas.

Jetulong e abachi são dois tipos mais raros de madeira macia que podem ser usados para se entalhar várias figuras. A abachi, em especial, é conhecida como uma madeira muito macia que pode ser facilmente denteada e necessita de atenção cuidadosa.

Madeiras populares mais duras

As madeiras mais duras são mais difíceis de se moldar e não podem ser cortadas com facilidade, mas costumam ser preferidas para trabalhos mais intrincados, já que muitos detalhes podem ser adicionados. O mogno e a nogueira são algumas das variedades mais populares, tanto por sua força quanto pela sua cor rica. O sassafrás e o álamo são também opções nos Estados Unidos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível