Tipos de mangas de camisas

Escrito por heather berkowe | Traduzido por rodrigo da silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tipos de mangas de camisas
Mangas definem a função de uma camisa em seu estilo e trato (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

Os estilos das mangas definem uma camisa mais do que qualquer outro elemento do design. As mangas, ou a falta delas, fazem uma camisa apropriada para uma estação, uma ocasião ou uma moda. As mangas vêm em dezenas de estilos, tendo sua base na manga reta básica. A partir daí, uma grande variedade de acabamentos e manipulações transformam uma manga básica em uma rica e sofisticada manga.

Outras pessoas estão lendo

Mangas sino

Mangas sino são geralmente de comprimento 3/4 ou compridas. Elas são apertadas do ombro até o cotovelo e, então se abrem na largura, em formato de sino. Mangas sino experimentaram o auge da popularidade no final do século 18, e a tendência ainda continua. Estas mangas podem ser feitas de uma única peça de tecido, aumentando gradualmente a abertura da largura da manga em direção ao cotovelo. Elas também podem ser costuradas no cotovelo, acrescentando um pedaço circular a mais para dar mais volume. Acabamentos, como rendas são colocados na costura ou na bainha da manga, adicionando um elemento feminino para a camisa.

Mangas puff

Mangas puff são mangas costuradas na cava e na bainha da manga. São em sua maioria mangas curtas de camisas de malha, mas são encontradas também em camisas de tecido com o comprimento longo ou 3/4, usando quantidades menores de volume. São feitas estendendo o padrão da manga do centro para fora, e em seguida, costurando-a de volta na mesma medida como era originalmente. Às vezes, elas incluem elásticos na bainha da manga para maior conforto, outras vezes têm uma ligação na barra da manga. Mangas puff têm sido muito populares, desde o século 16, ressurgiram na década de 1980, e recentemente se tornaram populares novamente.

Mangas flutter

A manga flutter é plana na cava e larga na bainha, criando um efeito de tremulação. Para camisas, mangas flutter são populares em comprimentos mais curtos, no meio do bíceps, no entanto, desde o século 12, as mangas mais compridas têm sido uma moda predominante tanto para os homens quanto para as mulheres. Esta manga é feita a partir do modelo da manga básica, com as linhas de corte verticais, começando embaixo da cava e abrindo na bainha até a largura desejada. Os espaços de corte abertos são preenchidos e a manga é cortada pelo lado de fora no novo formato. A manga flutter é muito parecida com uma saia em evasê. Elas diferem das mangas sino no fato que criam muito mais volume e brilho a partir da costura das cavas e não no cotovelo. Mangas flutter são melhor confeccionadas em tecidos leves, arejados, tais como o chiffon, o light jérsei e o crepe.

Mangas raglan

A manga raglan tem um padrão de manga completamente diferente de qualquer outra manga. Em vez de ir da cava da axila com o ombro em um círculo, a costura da manga vai desde a axila na parte da frente para trás das golas. A manga é adequada para uma camisa esportiva, porque é mais espaçosa e pode ser mais plana do que uma manga cortada e costurada separadamente. Mangas raglan são geralmente curtas ou do tamanho 3/4.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível