Tipos de manutenção de software

Escrito por steven symes | Traduzido por gilber de oliveira sousa
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tipos de manutenção de software
A manutenção de softwares pode envolver a adaptação dos programas aos hardwares de computadores novos. (motherboard image by jovica antoski from Fotolia.com)

Programadores e engenheiros de software executam várias funções de manutenção de software para mante-los funcionando com a menor quantidade possível de problemas. Programadores e engenheiros também procuram constantemente melhorar a confiabilidade e funcionalidade dos software por meio de atividades de manutenção. Muitas empresas dependem de vários programas para gerenciar suas finanças, estoque, funcionários, sistemas de segurança, e outras facetas da atividade empresarial.

Outras pessoas estão lendo

Corretiva

A manutenção corretiva envolve o desenvolvimento e implantação de soluções de problemas ("bugs") que surgem durante o uso de um programa. Usuários de computador detectam problemas de desempenho com o software, tais como mensagens de erro na tela ou mesmo casos em que o programa trava ou falha, ou seja, a manutenção corretiva é necessária. Muitas vezes, essas correções resolvem definitivamente o problema, mas isso nem sempre acontece. Algumas correções agem como uma solução temporária, enquanto os programadores de computador trabalham com soluções mais permanentes.

Perfectiva

Nenhum software contém zero de falhas ou áreas onde possa melhorar. A manutenção perfectiva envolve programadores que trabalham para melhorar o funcionamento do software ou a sua velocidade de processamento. Os programadores também podem envolver-se em manutenção de software perfectivo para melhorar os layouts do menu do software e interfaces de comando. Às vezes, os programadores precisam realizar a manutenção perfectiva nos softwares por causa de fatores externos, tais como novas regulamentações governamentais que afetam a empresa que o opera.

Adaptativa

O campo da tecnologia muda constantemente através do desenvolvimento de hardwares e softwares. A manutenção adaptativa de softwares aborda estas mudanças. Uma alteração na velocidade de um processador, por exemplo, irá afetar a forma em como o software é executado em um computador. Softwares interagem com outros programas em um computador ou rede, ou seja, mudanças em um programa podem exigir mudanças em outros programas. Um usuário que eventualmente introduza um novo software no computador ou rede pode também afetar a forma como outro software já presente opera.

Preventiva

Quando os programadores de computador se envolvem em manutenção preventiva de softwares eles tentam evitar problemas nos programas antes que eles ocorram. Programadores buscam evitar a manutenção corretiva tanto quanto possível e, ao mesmo tempo, antecipando as necessidades de manutenção de adaptação antes que os usuários relatem problemas. Os programadores testam os programas, assim como as empresas automotivas testam os veículos que fazem, para garantir que o software possa lidar com altas cargas de dados e outras operações estressantes sem problemas. Eles também testam a compatibilidade do software com outros programas que possivelmente estariam presentes no computador para garantir que não ocorram problemas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível