Mais
×

Tipos de meias

As meias são as peças de roupa usadas nos pés ou pernas. Estas peças de vestuário podem ser meias esportivas, meias finas, meias-calças e meias até o joelho (3/4, 5/8 ou 7/8). Há muitos materiais usados na fabricação de meias, e o tipo de fio escolhido dependerá do tipo de meia desejado.

As meias são fabricadas com os mais diferentes tipos de fios (Creatas Images/Creatas/Getty Images)

Algodão

O algodão, uma fibra macia resistente ao calor, é usado para fazer meias esportivas. Sua fibra, em fios, é usada para a confecção de meias. O algodão foi um dos primeiros materiais utilizados na confecção de vestuário, e vem sendo usado há milhares de anos. Ele é facilmente lavável, resistente e dura muito tempo. A maioria das meias no mercado são feitas de algodão ou de uma mistura de algodão e outras fibras.

A lã também é usada para fazer meias. Ela pode ser feita de pelos de ovelhas, cabras e lhamas, sendo tecida em fios. As meias de lã são suaves ao toque e ajudam a manter os pés quentes em baixas temperaturas. Este tipo de meia também ajuda a evitar que os pés transpirem em dias quentes. Há até mesmo alguns tipos de lã que ajudam a reduzir o odor nos pés causado pela transpiração.

Nylon

O fio de nylon é usado na produção de meias-calças e meias na altura do joelho. É uma fibra sintética inventada em 1938, composta pela combinação de água, carvão e ar. As roupas feitas com fio de nylon não causam abrasões ao serem esfregadas repetidamente contra a pele. O fio de nylon é durável, fácil de lavar, de secagem rápida e pode esticar bastante sem quebrar.

Poliéster

Os fios de poliéster são usados normalmente na fabricação de meias masculinas. Eles são empregados para fazer as costuras das meias e todos os bordados decorativos. O poliéster é durável, fácil de lavar e seca rapidamente, além de não machucar a pele. Outra vantagem da fibra de poliéster é que ela pode ser facilmente tingida.

Elástico

Os fios elásticos são utilizados na fabricação de algumas peças de vestuário, incluindo as meias. O elástico é um fio fino e comprido, geralmente com um núcleo de borracha. Os fios elásticos são tecidos no punho da meia, que é a área onde o pé é inserido. O fio elástico ajuda a meia a manter sua forma e a se ajustar confortavelmente ao redor do tornozelo ou perna. Quando o elástico se parte, a meia perde a sua forma.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article