Mais
×

Os tipos de mictórios

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Existem três tipos principais de mictórios, cada um com seu próprio encanamento e design. São eles os mictórios do tipo calha, cubeta e contra a parede. Esses três projetos predominantes têm resistido ao teste do tempo e são comumente encontrados em banheiros públicos, seja em restaurantes chiques até mercearias.

Um mictório de cubeta proporciona a cada usuário seu espaço (Mel Curtis/Stockbyte/Getty Images)

Mictório do tipo calha

O mictório do tipo calha é assim chamado devido à sua semelhança com uma calha de alimentação animal. Este design econômico proporciona espaços para até oito homens. Embora ocupem a mesma quantidade de espaço que o mictório do tipo cubeta, eles são mais baratos. O Centro Internacional para Etiqueta no Banheiro afirma que "as calhas são muito difíceis de administrar dentro do domínio de etiqueta adequada de mictórios". Embora sejam menos privados que os mictórios individuais, eles são mais econômicos em questão de espaço e encanamento. Geralmente, este tipo é feito de aço inoxidável; mas, ocasionalmente, são fabricados de porcelana.

Mictório do tipo cubeta

O mictório individual do tipo cubeta é possivelmente o tipo mais comum. Ele vem sendo usado há centenas de anos e ainda é o favorito dentre os designers e encanadores de acordo com o "Urológico: Uma guia para mictórios". Esse tipo é construído em diferentes formatos e designs. Sua versatilidade é o principal motivo de sua popularidade. Geralmente, um mictório do tipo cubeta é feito de porcelana, mas pode ser também de metal, plástico ou até mesmo de madeira polida. Alguns locais públicos usam cubetas reais canalizadas com ralos e canos.

Contra a parede

Este design caracteriza um ralo que fica ao mesmo nível ou abaixo dos pés. O "fluxo" é direcionado contra a superfície de apoio, como se você fosse urinar contra a parede, direcionando-o assim para o chão onde os ralos o coletam. Há diferentes variações deste mictório. De acordo com o site Urinology, esse design é chamado algumas vezes de "laje", devido aos seus grandes blocos de porcelana que são usados para montá-lo. Cada seção é grande, e elas compartilham os drenos. Alguns mictórios contra a parede são esteticamente agradáveis e colocados nos banheiros mais luxuosos. Outros são simples e feitos de porcelana.

Exemplo de mictório contra a parede (be074-366/sanitaire 2 image by siamak djamei from Fotolia.com)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article