Tipos de modelos de e-business

Escrito por john landers | Traduzido por ninah coracini
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tipos de modelos de e-business
Os empreendedores interessados ​​em iniciar um e-business podem escolher entre vários modelos diferentes (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

Um modelo de e-business descreve como uma organização opera e fornece produtos ou serviços, além de demonstrar como a empresa ganha dinheiro. Muitos modelos de negócios explicam a abordagem das organizações para criar e penetrar em novos mercados ou tecnologias. A maioria dos modelos de e-business consistem de vários componentes -- conceito, proposta de valor e fontes de receita. Além disso, os modelos incluem atividades de negócios, recursos e capacidades essenciais.

Outras pessoas estão lendo

Corretagem

O modelo e-business de corretagem implica em reunir compradores e vendedores para tornar transações comerciais possíveis. Os corretores podem facilitar mercados consumidor a consumidor, consumidor a negócio ou negócio a negócio. Esse modelo de negócio ganha dinheiro através da cobrança de uma taxa ou comissão por cada transação. Existem vários tipos de modelos de corretagem, como corretor de leilão, agente de busca, realização compra/venda ou corretor de transação. Os corretores de leilão coordenam leilões para os vendedores em troca de uma taxa de anúncio e comissão. O site "eBay.com" representa o exemplo mais claro do modelo. Os agentes de busca envolvem um agente robótico ou de busca que revela os preços e a disponibilidade de bens e serviços específicos ou itens difíceis de encontrar. Os corretores de execução de compra/venda seguem as diretrizes dos clientes para comprar ou vender produtos e serviços. Um corretor de transação oferece aos compradores e vendedores um espaço para pagamento de terceiros, onde as partes podem concretizar as transações comerciais.

Infomediário

Esse modelo de e-business em especial implica em capturar e compartilhar informações. Algumas organizações exigem que os usuários do site registrem-se para terem acesso às informações sobre o site, mesmo as informações gratuitas. Essa é uma técnica comum para se conseguir livros brancos ou livros eletrônicos. Muitas empresas têm livros brancos escritos por especialistas ou consultores, que depois de receberem o número do telefone, e-mail e outras informações de contato dos visitantes, realizam chamadas de vendas, para obterem pistas para novos negócios. Algumas outras entidades infomediárias, como as especializadas no fornecimento de banners para um grupo de membros do site, coletam dados de consumo para avaliar as campanhas de marketing. Outro modelo oferece incentivos aos consumidores, como cupons ou pontos, para patrocinarem algumas empresas, assim como coletas de dados para venderem para campanhas publicitárias que sejam alvos.

Publicidade

O modelo de e-business de publicidade funciona da mesma maneira que a versão de transmissão de convenção de mídia. O negócio pode oferecer serviços gratuitos ou pagos, tais como e-mails, blogs ou mensagens instantâneas. Muitos sites listam anúncios, produtos ou serviços para vender. Esse modelo geralmente tem banners ou anúncios de texto, o que pode constituir a principal fonte de receita. Geralmente, esse tipo de modelo requer um alto volume de tráfego. O modelo também funciona para o tráfego altamente especializado.

Afiliação

O modelo e-business de afiliação oferece produtos ou serviços sempre que as pessoas possam navegar na web. Um comerciante da internet oferece incentivos financeiros, geralmente como uma comissão, para um proprietário de um website e em troca coloca propagandas com links no site do afiliado. Quando uma pessoa clica no link e compra, o afiliado recebe uma comissão. As empresas se beneficiam dessa abordagem, porque ela reduz os custos de aquisição de clientes e permite que os comerciantes foquem em mercados específicos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível