×
Loading ...

Tipos de moldes para injeção de plástico

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Moldes de injeção de plástico criam objetos quando o plástico derretido é forçado em suas cavidades. Eles muitas vezes são usados ​​em operações de manufatura em massa para criar produtos como brinquedos, utensílios de cozinha, tampas de garrafas e bases de telefone celular. Você pode dar-se conta de quais itens foram construídos usando um molde de injeção apenas pelas linhas de plástico a mais que existe em torno das costuras. Aqui estão quatro principais tipos de moldes de injeção de uso geral.

Muitos brinquedos são feitos com moldes de injeção de plástico (plastic toys image by Alex Motrenko from Fotolia.com)

Moldes a frio

Moldes a frio são o tipo mais comum de moldes de injeção de plástico. Eles usam um sprue e um aplicador para injetar plástico em cada cavidade. No entanto, o canal de alimentação e aplicador endurecem junto com o plástico uma vez que ele se solidifica. Os trabalhadores, em seguida, cortam essas peças fora e as reciclam. Isso pode criar um problema de desperdício, o que pode tornar seu uso menos econômico.

Loading...

Molde a frio duplo

O molde a frio duplo recebe esse nome porque apresenta duas placas que se encaixam. Existe apenas um plano de partição, e é aí que o aplicador deve ficar. Esse é o tipo mais simples de molde a frio.

Molde a frio triplo

Os moldes a frio triplos têm três partes, o que significa há um par de planos de partição. As três peças são o prato do aplicador, a placa móvel e a placa flutuante. A placa do aplicador é formada pelo sprue e por metade do aplicador. A placa móvel contém o sistema de ejeção das peças e metade da geometria do objeto. A placa flutuante contém a outra metade do aplicador e do objeto. O sistema pode ser localizado em qualquer plano de separação, e a peça pode ser fechada em qualquer lugar sobre a superfície para proporcionar flexibilidade.

Moldes a quente

Os moldes a quente injetam o plástico de uma maneira diferente. Enquanto os injetores a frio arrefecem juntamente com a peça, os aplicadores em moldes a quente estão situados no interior do molde e são mantidos a uma temperatura mais elevada do que o ponto de fusão do plástico. Isso significa que o canal de injeção e o aplicador não têm a chance de endurecer. Isso também reduz a quantidade de plástico desperdiçado. No entanto, essa técnica de injeção de plástico requer mais habilidade e manutenção e tem um custo de base maior. No entanto, eles muitas vezes se pagam com base na economia de materiais.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...