on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Tipos de mosaicos

Atualizado em 19 julho, 2017

Mosaicos têm fascinado observadores durante gerações.

Mosaico (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Mosaico

Um mosaico ocorre onde azulejos cobrem uma superfície plana, sem espaços ou sobreposições. Um mosaico não é um entrelaçamento ou cobertura em relevo. Um mosaico tem simetria rotacional, que é um movimento que gira uma figura geométrica em torno de um ponto fixo. Exemplos de mosaicos são as obras de M.C Escher.

Loading...
Mosaicos ocorrem com ladrilhos cobrindo uma superfície plana, sem espaços ou sobreposições (Miguel Villagran/Getty Images News/Getty Images)

Mosaico regular

Mosaicos regulares são construídos a partir de polígonos regulares. Um polígono é regular se todos os lados e os ângulos forem iguais. Triângulos equiláteros, quadrados e hexágonos são as únicas formas que fazem mosaicos regulares.

Mosaico semirregular

Mosaicos semirregulares usam dois ou três polígonos e o arranjo é o mesmo em cada vértice. Estes são os primeiros tipos de mosaicos a serem estudados por Kelper. Um exemplo combina dois hexágonos com dois triângulos equiláteros.

Mosaico demiregular

Mosaicos demiregulares são arranjos de dois ou três polígonos. Existem vinte tipos de mosaicos demiregulares. Um exemplo é uma linha alternando triângulos equiláteros virados para cima e para baixo seguidos por duas fileiras de quadrados, seguidas de uma outra fileira de triângulos equiláteros virados para cima e para baixo.

Mosaico não regular

Exemplos desse tipo de mosaico incluem formas que se encaixam sem espaços ou sobreposições e têm simetria rotacional que não são polígonos regulares. A soma dos ângulos internos é de 360º. Seguindo essas regras, há um arranjo de triângulos que forma o mosaico. Quadriláteros, polígonos de quatro lados e pentágonos não regulares formam o mosaico.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...