Tipos de motores usados em máquinas CNC

Escrito por keiron audain | Traduzido por max jahnke
Tipos de motores usados em máquinas CNC
Cortadores a laser são controlados por máquinas CNC (Dick Luria/Photodisc/Getty Images)

Máquinas de controle numérico computadorizado (CNC) controlam ferramentas que operam por meio da conversão de instruções em ações. Quando os códigos alfanuméricos são digitados em uma máquina CNC, um determinado movimento é acionado. As ferramentas ligadas à máquina incluem cortadores a laser, roteadores e pontas de corte. O princípio do CNC tem sido utilizado em máquinas desde a década de 1940, sendo melhorado com os avanços na tecnologia dos computadores. Máquinas CNC funcionam usando tanto motores de passo quanto servomotores, cada um possuindo suas próprias vantagens e desvantagens.

Motores de Passo: Vantagens

O nome "motor de passo" vem dos passos dados pelo motor a cada pulso de sinal. Ele é simples de operar, possui baixo custo em comparação com os servomotores e tem alta precisão. Sua baixa velocidade de torque permite o uso de uma redução de polia e correia dentada, permitindo que várias cargas sejam movimentadas sem a utilização de engrenagens.

Motores de Passo: Desvantagens

Os motores de passo normalmente têm uma eficiência menor do que os servomotores. Eles também são susceptíveis à ressonância e, para que seja possível um movimento suave, é necessário usar uma técnica de micropassos. As cargas não aceleram rapidamente devido ao baixo torque para a relação de inércia. Apesar do barulho e do superaquecimento em alta performance, os motores de passo têm uma produção global de potência consideravelmente baixa em relação a seu peso e tamanho.

Servomotores: Vantagens

Servomotores usam circuitos de malha fechada para transferir informações para a máquina CNC. Um motor de corrente contínua ou alternada regular é ligado a um codificador com um sensor fixo. Os servomotores têm alta precisão e resolução, devido ao codificador fixo. O motor é alimentado por um amplificador, que também conta os passos feitos. Seu alto torque para relação de inércia permite uma rápida aceleração da carga. Com cargas mais leves, a eficiência pode chegar a até 90 por cento.

Servomotores: Desvantagens

Servomotores são geralmente mais caros do que os motores de passo e mais complicados de operar. Já que sua potência operacional de pico só se desenvolve em alta velocidade e seu sistema de ventilação torna-se facilmente contaminado, esses motores são mais suscetíveis a danos devido ao superaquecimento e sobrecarga. Eles também exigem manutenção após a escova atingir seu tempo de vida de 2.000 horas.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível