Que madeira usar para degraus de escada

Exemplo de degraus de madeira

Goodshoot/Goodshoot/Getty Images

Nada adiciona tanta beleza a um lar quando madeira de lei natural. A preços de até R$ 16 por cada 30 cm de tábua e até mais para variedades exóticas, essas madeiras podem ter um valor elevado, especialmente para usar como degraus. Existem alternativas para degraus de madeira de lei que proporcionam a mesma beleza a um preço muito menor, então não precisa roubar um banco para ter um visual desses.

Tipos de degraus

Madeira sólida é normalmente utilizada quando o piso da escada abrange as vigas sem suporte por baixo. Nesse caso, a maioria dos códigos requer boa madeira, de 5 cm, o que é certamente cara, além de a madeira de lei poder deformar, com o tempo. Uma alternativa mais barata é construir a escada de modo que o piso seja feito de madeira para construção recoberta com um piso falso, que pode ser muito mais fino.

Um tipo de piso falso é o aglomerado laminado, que consiste de três ou quatro pedaços de madeira de lei, normalmente carvalho, unidos firmemente com cola em um padrão alternado e aplanados a uma espessura de 2,5 centímetros. Isso elimina a deformação e é mais barato do que fazer o piso de um pedaço sólido de madeira. Entretanto, deixa uma indesejável aparência listrada.

O piso projetado, outro tipo comumente feito na China, é um avanço. Ele consiste em um núcleo laminado, feito de forma semelhante a um bloco de açougueiro, coberto com uma camada de 6 mm de madeira de lei e uma ponta anexada. Ele está de acordo com os padrões da Associação de Madeira de Lei na Arquitetura para laminação e dá uma aparência de piso sólido.

O piso híbrido é uma alternativa ainda mais barata e pode ser usado quando o piso terá a maior parte coberta por carpete. As arestas exteriores desse piso são feitas de uma boa madeira de lei, enquanto uma madeira mais barata será usada no centro, onde não será vista.

Cor e modelo

Carvalho é a madeira de lei mais comum utilizada em pisos de escada e embora possa ser pintada para combinar com a maioria das cores de madeira, existe uma variedade muito grande desse tipo de madeira. Álamo, freixo, bétula, ácer e amieiro são algumas madeiras claras que iluminam a área, enquanto mogno, cerejeira, jatobá e nogueira são exemplos de madeiras escuras, que oferecem riqueza visual. Também existem pisos de bambu projetado que agora estão disponíveis em várias cores e possuem uma aparência vibrante. Essas madeiras possui a vantagem extra de serem um produto sustentável. Não importa se você estiver tentando combinar com um piso já existente, destacar o carpete favorito ou criar uma combinação de cores, haverá uma grande variedade de madeiras para escolher.

eHow Brasil
×