Mais
×

Tipos de cor de olhos dos gatos

Atualizado em 17 abril, 2017

A cor dos olhos de um gato dependem de uma variedade de fatores, incluindo a cor da pelagem, a raça e a saúde do animal. Como acontece com os bebês humanos, os olhos dos filhotes são geralmente azuis no nascimento mas em torno dos três meses de idade, a pigmentação dos olhos já amadureceu e o gato apresenta a cor permanente dos seus olhos, que pode variar em um amplo espectro de cores e tons.

O verde não é a única mas é um dos muitos tons em relação aos olhos de gatos (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

A gama de cores

Em uma ponta do espectro, existem os gatos com olhos em tons acobreados profundos, como os Persas, alguns com tons mais claros de cobre, como o Bombaim, e aqueles com olhos que vão de laranja escuro até o amarelo-alaranjado, como o Pelo curto europeu. Depois, existem os tons que vão de amarelo aos tons de azul na outra ponta do espectro, como o castanho do Pelo curto inglês, o amarelo-esverdeado ou dourado do Angorá, o verde do Azul russo, o azul-ciano das raças Siamesas e o azul claro do Ragdoll (Boneca de pano). Claro que existem misturas entre e dentro as raças, e, por exemplo, um Maine Coon pode ter olhos em um dourado brilhante ou verdes.

Siamês com olhos azul bebê (Russell Illig/Photodisc/Getty Images)

Os motivos

A genética tem um papel importante na determinação da cor dos olhos de um gato, assim como tem sobre a coloração do pelo, mas a complexidade da herança de cores se manifesta de maneira diferentes em gatos irmãos. Gatos brancos ou gatos com listras regulares de cores fortes geralmente têm olhos azuis, enquanto os gatos malhados ou com tiras irregulares tendem a ter olhos verdes. Gatos de raças puras tendem a ter olhos laranja escuros, enquanto os gatos misturados têm mais chances de apresentarem olhos verdes.

Como acontece com a cor da pelagem, nem todos os gatos da mesma ninhada terão a mesma cor de olhos (Martin Poole/Digital Vision/Getty Images)

Prestando atenção na cor dos olhos

Se os olhos de um gato de repente se tornam amarelo-escuros ou até mesmo marrom, ele pode estar sofrendo com algum problema de saúde. Mudanças na cor dos olhos como essas são normalmente sinal de acúmulo de glóbulos vermelhos no globo ocular do animal. Um trauma ou uma infecção nos olhos devem ser tratadas imediatamente e um veterinário precisa examinar o animal para poder eliminar problemas mais sérios de saúde, como a AIDS e a leucemia felinas.

Use a cor dos olhos do seu gato como referência para a saúde do animal (Comstock/Comstock/Getty Images)

Gato de olho impar (ou de olhos bicolores)

Ocasionalmente, um gato terá olhos de cores diferentes. O gato de olho ímpar normalmente terá um olho azul e o outro verde ou um olho amarelo e o outro acobreado. Isso acontece devido a uma condição chamada heterocromia, que resulta na completa falta ou no excesso de melanina, a pigmentação que dá cor. Essa condição afeta mais comumente gatos brancos, mas pode ser vista em animais de qualquer cor, se eles possui o gene branco dominante (ou gene branco manchante).

Dos gatos selvagens até os domésticos, o olho ímpar não é uma condição rara (Medioimages/Photodisc/Valueline/Getty Images)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article