Que tipos de organismos as corujas comem?

Escrito por lanh ma | Traduzido por aline corvetto
Que tipos de organismos as corujas comem?
Corujas apanham suas presas silenciosamente (Comstock/Comstock/Getty Images)

Corujas são aves noturnas e predadoras que vêm numa grande variedade de tamanhos e formas. Enquanto algumas corujas possam chegar a quase um metro, outras não passam de 12 cm de comprimento. Elas são carnívoras e comem uma grande variedade de organismos para se nutrirem. As corujas possuem metabolismo acelerado e as menores precisam comer até 50% do seu peso para sobreviverem.

Tipos

As corujas caçam pequenos animais apanhando-os com um voo rasante e matando-os com suas garras extremamente afiadas. Quanto maior a coruja, maior a presa que ela pode carregar. Por exemplo, corujas grandes podem pegar presas do tamanho de coelhos, marmotas e gambás, enquanto que corujas menores devem se contentar com ratos, camundongos e morcegos. Elas também podem comer pássaros, peixes, répteis, anfíbios e insetos.

Especialidade

Enquanto muitas corujas comerão qualquer animal que seja pequeno o suficiente para matarem, algumas são especializadas em presas específicas. Por exemplo, a coruja africana pescadora e a coruja asiática pescadora são especializadas em pegar peixes e outras presas aquáticas. A coruja-das-torres tendem a comer camundongos, ratazanas e musaranhos, enquanto o mocho de orelhas e a corujinha-do-mato são muito pequenas e comem basicamente insetos.

Canibalismo

Corujas são predadores oportunistas e certamente irão devorar corujas menores que encontrarem. Num caso em que o filhote esteja fraco ou morrendo, a mãe poderá matar e se alimentar ou alimentar os outros filhotes. Filhotes de corujas vivem em grupos e se manterão aquecidos enquanto a mãe está fora. Porém, quando a comida for escassa ou quando uma cria for maior que a outra, a maior se alimentará da menor.

Método

Identificar o que certas corujas comem requer uma investigação de seus rejeitos. Corujas engolem todo o corpo da presa e então regurgitam as partes indigeríveis na forma de pequenas bolotas. Este material contém pelo e osso do animal abatido e quando essas bolotas são observadas, elas revelam o que a coruja comeu.