×
Loading ...

Tipos de papel usados em revistas

Atualizado em 23 março, 2017

O papel de impressão utilizado em revistas é definido pelo seu acabamento, peso e grau. As diferentes fábricas produzem muitos tipos de papel e, conhecer seus elementos ajuda a fazer as melhores escolhas de papel para a sua revista.

Uma máquina de impressão requer um tipo de papel específico (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)

Papel revestido

O papel revestido tem um acabamento esmaltado, o que lhe garante uma superfície brilhante. A tinta não mergulha no papel, e as cores e fotografias aparecem mais brilhantes e nítidas. Um papel revestido chamado de C2S é brilhante e ambos os lados. Um revestimento de UV é um acabamento químico adicionado feito após a tinta ser colocada no papel, criando uma cobertura de alto brilho e deixando a revista mais durável. O revestimento envernizado não é tão pesado ou brilhante, além de ser uma alternativa mais barata ao UV. Qualquer tipo de papel revestido é mais caro do que o não revestido e, infelizmente, o papel revestido não pode ser reciclado.

Loading...

Papel não revestido

O papel não revestido é liso e não brilhante, e não impede a absorção de tinta. Esse papel, que muitas vezes contém concentrações de cânhamo ou algodão, não funciona tão bem para revistas com fotos de alta resolução, uma vez que a tinta é facilmente absorvida no papel. Ele ainda é usado em revistas, especialmente aquelas com um enfoque ecológico, pois pode ser reciclado.

Papel plano e em rolo

Folhas de papéis individuais são manualmente inseridas em uma impressora offset plana comercial. O papel enrolado vem em um grande rolo de papel contínuo e normalmente é usado em uma prensa comercial maior, muitas vezes digital. Tanto o papel plano como em rolo podem ser comprados com revestimento ou não.

Papel reciclado

As publicações ecológicas possuem vários elementos que contribuem para uma impressão verde, incluindo a utilização de tintas à base de soja. Imprimir em papel com uma alta proporção de material reciclado ou atá mesmo 100% de material reciclado está se tornando uma opção popular. Esse tipo de papel não é tão acessível como a maioria dos outros papéis de impressão devido ao processo usado para criá-lo.

Peso e grau

O peso do papel refere-se ao peso de uma resma de papel com corte padrão. Normalmente, as revistas usam papel de 22, 27 e 31 kg nas páginas interiores e um de 36 ou 45 kg para a capa. Um grau de papel refere-se à forma como ele reflete a luz. As revistas impressas em papel de grau três, quatro ou cinco, muitas vezes são referidas como ''brilhante'', ''extrabrilhante'' e ''ultra'', respectivamente.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...