Tipos de parasitas de pele humana

Escrito por lorei velazco | Traduzido por ágata erhart
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tipos de parasitas de pele humana
Coceiras podem indicar o ataque de um parasita de pele (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images)

Parasitas de pele atacam as pessoas escavando através da epiderme, onde podem viver ou deixar seus ovos. Esses parasitas podem ser incômodos para as pessoas pois causam coceira, dor, inflamação e vermelhidão. Algumas vezes, eles causam doenças. É comum que as vítimas não percebam que uma coceira foi causada por um parasita, porém, isso pode ser evitado. Para notar a presença de um parasita, devem se educar para perceber os sinais.

Outras pessoas estão lendo

Carrapatos

Carrapatos são parasitas que sugam o sangue de suas vítimas. Humanos podem ser mordidos e nem perceberem e, quando isso ocorre, é possível que haja uma infecção que pode gerar febre e se transformar em uma doença. Quando passar muito tempo em um região rural ou em uma floresta, é recomendado que sempre cheque suas roupas e cabelos para constatar a presença de carrapatos, pois quando um deles gruda na pele, dificilmente se soltará. Para removê-lo, você precisa agarrá-lo pelas pernas e cabeça através da pele da vítima e depois de removido deve lavar a área com água e sabão.

Sarnas

A sarna também é conhecida como o ácaro da coceira, já que causa um grande prurido. As fêmeas escavam pelo do topo de sua pele e deixam seus ovos. Quando isso ocorrer, aparece uma linha e o seu final será como uma espinha. É difícil perceber quando se está com sarna e as pessoas costumam coçar muito o local. Para a sua remoção, existem muitos cremes, como o de Melaleuca, e serão necessárias muitas aplicações para eliminar as sarnas.

Dermatofitose

Dermatofitose é um fungo (não um verme) que pode atacar a cabeça, a parte interna das coxas, os pés e as unhas. Alguém que tenha dermatofitose percebe um círculo vermelho na pele que é muito contagioso e pode se espalhar através das roupas e do uso de pentes. Existem duas formas de se livrar da doença. A primeira é óleo de Melaleuca diluído em água. Aplique no local infectado várias vezes ao dia, por algumas semanas. Outra forma é a mistura de alvejante com água e uma aplicação também por diversas semanas.

Pulgas

Apesar de preferirem os cachorros, as pulgas também atacam os humanos. Invariavelmente, os donos de animais são vítimas. As pulgas pulam de uma área para a outra com muita facilidade. Na verdade, seus saltos podem cobrir uma grande distância. Quando ela ataca uma pessoa, pica, o que causa coceira que, se acabar se tornando uma irritação, o que é provável, se tornará uma infecção. As pulgas carregam doenças que podem ser muito prejudiciais à saúde humana. De acordo com o allaboutparasites.com, pulgas podem causar doenças como a peste bubônica e a febre tifoide.

Piolhos

Existem diversos tipos de piolhos que atacam a pele humana, geralmente na parte da cabeça, e as crianças são normalmente as vítimas frequentes. Existem também os piolhos corporais que são menos comuns e podem ser encontrados nas roupas e em moradores de rua. Também existem os piolhos púbicos que se encontram nos pelos pubianos, nas axilas e até mesmo em bigodes e barbas. Geralmente são transmitidos através de relações sexuais.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível