Mais
×

Tipos de parede de compensado

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Os códigos de construção existem para que sejam criados ambientes seguros de trabalho e estruturas estáveis. Os empreiteiros devem conhecer e seguir as regras locais e nacionais de construção. Falhar nessa tarefa pode criar estruturas que enfraquecerão prematuramente. As especificações para paredes interiores não são menos importantes que as regras das paredes externas. As regras para as técnicas seguintes devem ser observadas.

Técnicas de construção seguras criam casas estáveis e duradouras (Andy Reynolds/Lifesize/Getty Images)

Paredes de suporte

As paredes de suporte aguentam o peso da armação e das vigas do telhado. Elas transferem o peso do telhado ou de andares superiores diretamente para as vigas mestras na fundação. As paredes de suporte devem ser construídas com vigas de 5 x 10 cm ou 5 x 15 cm que tenham 40 cm de centro. Paredes de suporte são colocadas diretamente sobre as vigas ou outras paredes similares a elas em andares inferiores, que suportam a laje do piso superior. É permitido que tábuas de apoio sejam colocadas sobre as paredes quando elas estão diretamente abaixo da armação e da viga do telhado.

Paredes de partição

Paredes de partição são paredes móveis que não suportam o peso do telhado ou das paredes externas. Elas podem ser colocadas em qualquer lugar dentro da estrutura sem nenhuma consequência prejudicial à construção. Paredes de partição não sustentadoras são projetadas para acrescentar beleza ao interior da arquitetura. Também são estrategicamente posicionadas para esconder a instalação elétrica e hidráulica. Paredes de partição podem ser construídas com vigas de 5 x 7,5 cm ou 5 x 10 cm.

Paredes corta-fogo

Blocos de madeira são posicionados dentro dos espaços verticais das vigas para criar paredes corta-fogo. Os blocos de 5 x 10 cm são colocados entre as vigas ao longo de todo o comprimento da parede. Esses blocos barram ventos fortes ou incêndios, que podem começar na base da parede, usando a cavidade da parede como uma chaminé diretamente para os pisos superiores. O material utilizado para criar essas paredes corta-fogo é de 5 cm de espessura. Blocos de 5 x 10 cm são instalados com vigas horizontais a, aproximadamente, 1,20 m do chão.

Batentes de portas de janelas

Travessões de madeira maciça construídos a partir de vigas laminadas, ou de duas peças de madeira serrada com 1,2 cm de lascas de madeira comprimidas entre elas são usadas para apoiar as aberturas das portas e janelas na paredes de suporte e de partição. Os travessões preenchem completamente a altura entre o topo e o fim da abertura. As vigas que nivelam os os travessões são chamadas de vigas-mestras. Vigas de suporte são cortadas na altura da base inferior do travessão. Ela cria uma saliência na qual o travessão se apoia, então o peso do telhado e da parede são apoiados diretamente no chão.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article