Tipos de peixes para aquários de água doce

Escrito por erin ringwald | Traduzido por flávia fernanda
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tipos de peixes para aquários de água doce
Existem três tipos principais de peixes: Os comunitários, semi-agressivos e não-comunitários (session aquarium 1 image by Anthony CALVO from Fotolia.com)

Parte do sucesso de um proprietário de aquário é conhecer os peixes do seu aquário. Existem três tipos principais de peixes de água doce: peixes comunitários, semi-agressivos e não-comunitários. Todos os três tipos de peixe possuem diferentes condições de existência e variedades de escolha. Ao conhecer os tipos de peixes, você pode garantir que aquele que você decidiu prosperará em um tanque calmo e saudável.

Outras pessoas estão lendo

Peixes comunitários

Os peixes comunitários geralmente são pacíficos e não são agressivos uns com os outros. Eles tendem a prosperar melhor do que outros tipos de peixes. Quando você for configurar seu tanque, você precisa colocá-lo através de um ciclo de nitrogênio para prepará-lo para diferentes tipos de peixe, e os peixes comunitários geralmente são fortes o suficiente para ficar no ciclo do nitrogênio. Cardumes de peixes são um tipo particular de peixes comunitários que gostam de nadar em grupos aglomerados. Quando você vir um grupo de cardumes de peixes, você vai ver que eles nadam em uníssono. Já que estes peixes preferem ser mantidos em grupo, quando você compra peixes de cardume, você deve sempre comprá-los em grupos de três ou mais. Os exemplos mais comuns de peixes de cardume são tetras, danios e farpas. Existem vários tipos de bagres que ajudam a manter o tanque limpo. Existem mais de 70 espécies de peixe-gato Cory, no entanto, todas elas possuem de cerca de 2,5 a 8 cm de tamanho. Eles estão constantemente limpando o fundo do tanque, tornando-o ideal para um tanque doméstico. Peixes-gato Cory devem ser comprados em grupos de quatro. Em geral, os peixes-gato precisam de uma média de 22 litros de água cada um. Outro bagre popular comum para aquários é o plecostomos. Eles limpam as algas dos lados do tanque e de todas as decorações. Eles podem crescer consideravelmente mais do que os Cory e devem ser mantidos um peixe para cada 45 litros de água. Outro peixe comunitário comum é o grupo de peixes molinésias. A fêmea dá à luz filhotes vivos ao invés de colocar ovos. Ao comprar peixe molinésia, você deve sempre comprar duas fêmeas para cada macho. Isso evita que a fêmea fuja dos machos enquanto ele, constantemente, tenta reproduzir. Espadas são um exemplo de um peixe molinésia único e são facilmente sexados. Os machos da espécie têm uma nadadeira longa em forma de espada que se destaca por trás deles.

Peixes semi-agressivos

Esses peixes são mais agressivos que os comunitários e são conhecidos por atacar peixes menores com mordidas na nadadeira ou perseguí-los. Uma das espécies mais populares de peixes semi-agressivo é o peixe anjo. Estes peixes devem ser mantidos com outros peixes semi-agressivos. Ao escolher um peixe anjo, compre em pares e escolha os peixes jovens. Ciclídeos são peixes territoriais e devem ser mantidos com outros peixes semi-agressivos ou peixes comunitários do mesmo tamanho. Caso contrário, os ciclídeos comerão os peixes menores. Misturar peixes comunitários com semi-agressivos pode ser bem sucedido, mas o tanque deve ser observado para que sejam percebidos sinais de agressão. Se você espiar um peixe intimidando outro peixe, retire o agressor imediatamente e isole-o em outro tanque. Isso irá manter o resto dos peixes no tanque livres de estresse.

Peixes não-comunitários

Os peixes não-comunitários referem-se a quaisquer espécies de peixes que devem ser mantidos sozinhos e geralmente são de grande porte. Um dos mais comuns peixes não-comunitários é o Oscar. Eles são agressores e comerão qualquer peixe menor. Um tratamento comum para os Oscars são os peixes-dourados. Já que os Oscars podem crescer muito, mesmo um Oscar pequeno deve ser mantido pelo menos em um tanque com 340 litros, para permitir bastante espaço para o crescimento. Terrores verde, assim como o seu nome sugere, são agressores e atacarão peixes menores. Eles também são muito territoriais e devem ser mantidos sozinhos ou com outros da mesma espécie.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível