Tipos de peles sintéticas e naturais de embutidos

Escrito por ezmeralda lee | Traduzido por wladimir d. uszacki
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tipos de peles sintéticas e naturais de embutidos
Tripas são envoltórios utilizados em todos os tipos de embutidos; de salsichas a linguiças (Sean Gallup/Getty Images News/Getty Images)

A pele utilizada nos embutidos é a substância tubular que reveste e mantém a carne macia. A pele dos embutidos possui duas formas: natural e sintética. Ela pode ser suave e macia, como o invólucro das salsichas; espessa, como no invólucro de linguiças defumadas; ou sintética, como no tipo de invólucro que mantém a mortadela.

Outras pessoas estão lendo

Embalagens sintéticas

Tripas sintéticas são feitas de celulose ou plástico e não são comestíveis. Elas são populares entre os produtores de massa de salsicha, pois são mais baratas, se comparadas às tripas naturais, podem ser coloridas e estampadas com o logotipo e informações da empresa e não necessitam de refrigeração. Tripas sintéticas são muito fortes e possuem uma forma uniforme consistente.

Tripas naturais

Tripas naturais são feitas de intestinos limpos de animais, como ovelhas, porcos e gado. Após limpas, são colocadas em banheiras de sal, onde podem ser armazenadas indefinitivamente no refrigerador e podem ser utilizadas para quase qualquer tipo de linguiça. A vantagem de usar tripas naturais para linguiças defumadas é que a tripa encolhe igualmente junto à linguiça dentro dela. Isso a mantém mais esteticamente agradável.

Tripas de colágeno

Tripas de colágeno são um tipo de invólucro natural comestível e são feitas de pele bovina. Os pelos são removidos e as peles são laminadas em folhas finas e uniformes. Dessas folhas, tubos são formados, para manter o material da linguiça. A vantagem dos invólucros de colágeno é que são comestíveis, podem ser feitos em tubos de tamanhos uniformes específicos e são muito fortes. Eles são capazes de manter linguiças de grande porte penduradas, para defumar. Pode-se adicionar aromas, para melhorar o sabor da linguiça.

Tamanhos

Tripas de intestinos de ovinos são utilizadas ​​para linguiças e salsichas pequenas e leves, como linguiças toscanas ou mistas. Tripas de intestino de porco são o tamanho mais popular, pois são utilizadas ​​linguiças tradicionais e calabresa defumada. Tripas de bovinos são utilizadas para linguiças de grande porte, como mortadela e salame. Invólucros de colágeno possuem vários tamanhos, de acordo com o que será colocado no interior. As tripas sintéticas também podem ser fabricadas em vários tamanhos.

Considerações

Há vantagens e desvantagens em tripas naturais e sintéticas. Tripas naturais não possuem tamanhos uniformes e precisam de ser refrigeradas para não estragarem, enquanto as tripas sintéticas têm vida útil indefinida e podem ser feitas no tamanho que o fabricante preferir. Tripas naturais são muito mais caras para produzir e exigem um investimento maior, aumentando os gastos dos fabricantes; a produção delas no Brasil pode ser o suficiente para a demanda, mas raramente é de interesse das grandes indústrias.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível