Tipos de pequenos aviões

Escrito por donna bogren | Traduzido por dyogo victor amorim
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Tipos de pequenos aviões
Conheça os tipos de pequenos aviões utilizados para o lazer e para o esporte (Alvimann/Morguefile.com)

Existem várias categorias de pequenos aviões usados ​​principalmente por pilotos recreacionais. Diferentes certificações aeronáuticas são necessárias para as diferentes categorias. Este artigo limita-se à discussão dos vários aviões usados ​​para o lazer ou para o esporte movidos a pistão.

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Ultraleve

Aviões ultraleves são aeronaves com apenas um assento e um monomotor que transportam até cinco litros de combustível e pesam menos de 255kg. Eles podem transportar apenas uma pessoa, que é responsável por sua própria segurança. Permitidos apenas para fins recreativos, os ultraleves são transportados para o esporte em áreas isoladas do espaço aéreo mais movimentado. Embora a certificação formal não seja necessária para voar com esses aviões, a formação é muito importante por razões de segurança.

Esporte Leve

Um avião de esporte leve é ligeiramente maior que um ultraleve. Ele pode ter dois assentos, mas não pode pesar mais do que 1320kg na decolagem, incluindo passageiros e combustível. Esses aviões requerem um mínimo de certificação para pilotos recreativos. Esse certificado permite apenas vôos no horário da manhã em condições climáticas de boa visibilidade e em espaço aéreo onde a comunicação a rádio não seja necessária.

Experimentais feitos por amadores

Se você quiser construir seu próprio avião, a Anac (orgão responsável pela aviação) requer que ao menos 51% do avião seja construído por alguém de uma fabricante. Construir seu próprio avião é permitido apenas para questões educacionais e recreacionais. Aviões caseiros e aviões feitos por amadores devem ser inspecionados e registrados pela Anac.

Monomotor

Sendo relativamente mais simples e mais econômicos de operar e manter do que os aviões multimotores, aviões monomotores são bem adaptados para pilotos não-profissionais. Eles normalmente têm de dois a seis assentos e têm um melhor alcance do que aviões de esporte. Cessna, Piper, e Cirrus são fabricantes populares. Um certificado de piloto privado é necessário para pilotar aviões monomotores.

Multimotores

Aviões multimotores desenvolvem uma carga de trabalho maior do que um pequeno avião comum. O desempenho melhorado de um avião multimotor significa maior velocidade e capacidade de carregar mais peso. O motor adicional oferece redundância, ou seja, se um motor falhar, existe um reserva. Um certificado multimotor é necessário para voar com esses aviões.

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