Tipos de percepção na comunicação

Escrito por joey papa | Traduzido por césar campos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tipos de percepção na comunicação
A percepção é uma peça importante para a comunicação (people image by andrey polichenko from Fotolia.com)

A percepção de alguém é sua realidade. Percepção na comunicação determina como alguém se comunicará e como receberá informações de outras pessoas. Isto se baseia em três elementos. Sua percepção dos outros é o produto de como você se vê pois você se lembra melhor das coisas se as relaciona a si próprio e que você tende a ignorar o que contrasta com sua visão de si mesmo.

Outras pessoas estão lendo

Autopercepção

Sua autopercepção é o modo que você se percebe. A autopercepção é baseada em sua autoestima, autoconceito e autoeficácia. Sua autoestima é o quanto você se valoriza. Você é confiante ou inseguro em como se percebe? Seu autoconceito é projetado sobre como você acha que as pessoas o percebem, como é percebido em um grupo e suas próprias percepções se baseiam em experiências passadas. Autoeficácia são as previsões que você faz sobre si mesmo, tais como "Não importa o que, eu conseguirei o emprego".

Ambiental

Percepções ambientais são formadas com base no contexto em que a informação é recebida. Por exemplo, se uma criança se virasse para os pais e dissesse "Eu te odeio", teria uma percepção óbvia, mas se você estivesse ensaiando uma peça e lesse "eu te odeio" no roteiro, a percepção das mesmas palavras mudaria. O ambiente em que uma pessoa estiver moldará o filtro mental através do qual ela processará a vida e as informações.

Aprendida

Percepção aprendida é formada em torno da personalidade, cultura e hábito. Percepções aprendidas são pensamentos, ideias e crenças que são formadas por uma pessoa que está sendo ensinada. Se forem ensinadas formalmente ou aprendidas por exemplo, um indivíduo processará e reagirá com base na sua percepção aprendida. Isto pode ser visto em crianças refletindo traços da personalidade, crenças religiosas e filosofia de vida de seus pais.

Física

Percepção física se baseia no mundo tangível. É a maneira através da qual seus olhos e ouvidos físicos percebem algo e como sua mente o processa. Por exemplo, no Brasil não há problema se um estranho ficar em pé perto de você enquanto você toma um ônibus, mas na cultura estadunidense isto seria percebido como invasivo e grosseiro. Outro exemplo de percepção física é nossa ideia de cor. Vermelho representa perigo ou romance, enquanto azul representa calma ou água. A maneira pela qual uma pessoa se identifica com várias cores é um exemplo de percepção física.

Cultural

A percepção cultural difere da ambiental porque se refere à escala maior de uma sociedade e não de um ambiente específico baseado na vida das pessoas. Percepções da cultura variam de cidade para cidade e de região para região. "Por exemplo, uma mulher asiática americana possui pelo menos duas identidades diferentes, cada uma associada a estereótipos de domínio específico e, às vezes, conflitantes", apontam pesquisadores do Laboratório de Comunicação e Percepção Interpessoal da Universidade de Harvard. Percepções culturais são formadas pela subsociedade em que a pessoa é educada.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível