Mais
×

Tipos de percevejo de cama

Atualizado em 22 julho, 2017

Percevejos de cama são insetos que se alimentam do sangue de mamíferos ou aves. Diferentes tipos de percevejos de cama da família Cimicidae (família de insetos que se alimentam de sangue quente) procuram diferentes hospedeiros para parasitar.

Percevejos costumam alojar-se em frestas nos colchões ou roupas de cama (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)

Identificação

Percevejos de cama possuem forma chata e oval e têm comprimento entre 0,5 cm e 1,5 cm. Parecem pequenas sementes. São normalmente marrons, mas podem aparentar ser avermelhados e inchados logo após se alimentarem. Filhotes de percevejos de cama, chamados de ninfas, possuem um exoesqueleto quase sem cor, de um leve tom de cinza. Os ovos deles são muito pequenos, quase do tamanho de partículas de poeira, e são muito difíceis de se identificar a olho nu.

Percevejo-comum

O percevejo-comum, Ciex lectularius, é o tipo de percevejo de cama mais comum. São tipicamente encontrados em regiões de clima temperado, mas podem ser encontrados em quase todo o mundo. O nome "percevejo de cama" deriva do hábito do inseto de se esconder em pequenas cavidades, principalmente em superfícies macias, como colchões e roupas de cama. Alimentam-se primariamente de humanos, mas podem se alimentar de outros animais durante a noite.

Vivem entre quatro e seis meses, e uma fêmea adulta bota cerca de 500 ovos durante sua vida. Eliminar uma infestação de percevejos de cama requer o uso de pesticidas, limpeza completa da área infestada e possível remoção do objeto infestado de casa.

Em regiões mais quentes, o percevejo de cama costuma dar lugar ao percevejo de cama tropical (Cimex hemipterus), que é melhor adaptado ao clima tropical.

Percevejos de morcegos

Percevejos de morcegos, cientificamente classificados como Cimex pilosellus ou Leptocimex boueti, são encontrados em locais habitados por morcegos, incluindo casas e construções onde morcegos estiveram. Alimentam-se do sangue dos morcegos, mas às vezes se alimentam em humanos. Isso normalmente acontece quando morcegos migram do lugar.

Percevejos de pássaros

Percevejos de pássaros alimentam-se principalmente de pássaros, como andorinhas. Como normalmente vivem nos ninhos dos pássaros, são encontrados onde os pássaros estão, acompanhando padrões de migração. Incidentes onde esses percevejos picam humanos ocorrem em épocas em que os pássaros migraram, tirando os insetos de seu estado normal de dormência.

Percevejos de aves domésticas

O percevejo de aves domésticas (Haematosiphon inodorus), também chamado de percevejo de galinha mexicano, vive em currais, cercas e estruturas de galpões. Alimentam-se em galinhas e em outras aves domésticas. Humanos podem ser picados se ficarem muito tempo perto dessas aves, principalmente à noite, quando os percevejos são mais ativos.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article