on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Tipos de personalidades de liderança

Atualizado em 17 abril, 2017

Cada um dos quatro tipos de personalidades de liderança tem seus próprios pontos fortes e fracos. Quatro animais correspondentes, o avestruz, o camaleão, a raposa e o tigre resumem esses tipos. O avestruz é caloroso e confiável, mas evita o conflito sempre que possível (muitas vezes exacerbando-o). O camaleão gosta de se divertir, mas pode preferir entreter os outros a liderá-los. A raposa valoriza informações e dados, mas pode desanimar os outros ao analisar demais os dados e as pessoas. O tigre é enérgico e impulsionado, mas muitas vezes se esquece de motivar os outros.

As personalidades de liderança variam muito (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

Avestruz

As pessoas que têm uma personalidade de liderança de "avestruz" tendem a ser calmas e brandas. Ter uma personalidade calma é um ponto positivo que ajuda a se dar bem com todos. Elas também tendem a ser boas ouvintes, leais e confiáveis. No entanto, os avestruzes tendem a evitar conflitos e tentam agradar a todos, e isso pode fazer seus funcionários se sentirem como se pudessem enganá-los. Se surgir um problema no trabalho, um avestruz costuma procrastinar, o que pode fazer ele se sentir sobrecarregado.

Loading...
Os avestruzes são tipicamente leais e de bom coração, mas sua tendência de evitar conflitos pode ser um problema (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Camaleão

As pessoas com uma personalidade de liderança de camaleão gostam de se divertir. Elas normalmente têm personalidades calorosas e envolventes, e seu entusiasmo contagiante torna mais fácil motivar os outros. No entanto, os camaleões também gostam de agradar as pessoas e muitas vezes evitam o conflito concordando com todos, dizendo uma coisa com um grupo de pessoas e outra completamente diferente com outro grupo. Isso normalmente faz com que seja difícil confiar no que os camaleões dizem.

Os camaleões gostam de se divertir, mas às vezes eles são melhores em entreter do que liderar (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Raposa

As pessoas que têm uma personalidade de liderança de raposa valorizam as informações e são analíticas. Elas prestam muita atenção aos detalhes e precisam de todos os fatos antes de tomar uma decisão, e isso lhes permite prever quaisquer erros. No entanto, as raposas tendem a analisar em excesso as informações e as pessoas. Elas podem ser vistas como excessivamente críticas, o que geralmente deixa seus funcionários hesitantes em abordá-las para comunicar ideias e sugestões.

As raposas são eficientes e instruídas, mas suas tendências analíticas podem desestimular outras pessoas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Tigre

As pessoas que apresentam a personalidade de liderança de tigre são altamente focadas e gostam de trabalhar duro. Elas geralmente têm uma quantidade quase esmagadora de energia e estão sempre ansiosas para a próxima tarefa. Além de serem automotivados, os tigres tendem a se concentrar altamente na tarefa que têm em mãos. Ambas estas características fazem com que os tigres não tenham conhecimento de que os outros podem precisar de encorajamento. Eles também podem ser vistos como teimosos ou arrogantes.

Os tigres são enérgicos e impulsionados, mas muitas vezes esquecem que os outros podem precisar de motivação (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images)
Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...