on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Tipos de placas de rede

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A placa de rede é um tipo de placa de expansão, o que significa que ela é encaixada em um slot de expansão na placa-mãe do computador. Ela permite que o computador se conecte a uma LAN (rede de área local). A diferença principal entre as placas de rede é a velocidade e o meio utilizado para acessar as redes.

As placas de rede possibilitam que você acesse redes, incluindo a internet (Computer Network Interface Card image by Northwest Photo from Fotolia.com)

Ethernet 10/100

Esse é o tipo de placa de rede mais comum, sendo a mais utilizada em casas e pequenas empresas. Essas placas geralmente são compatíveis com cabos de rede de categoria cinco ou seis e são encaixadas em um dos seguintes slots de expansão: PCI, PCIe ou ISA. As placas Ethernet 10/100 podem transmitir informação tanto na velocidade de 10 MB como 100 MB por segundo. Esse tipo de placa de rede é compatível com computadores desktop padrão ou servidores convencionais.

Loading...

Wireless

Um controlador de interface de rede sem fio (wireless) possibilita que você se conecte a uma rede de computadores por meio de sinais de rádio. Ao contrário das placas de rede convencionais, ele não requer uma conexão cabeada com o computador. As placas wireless são essenciais para conectividade sem fio, sendo geralmente encontradas em laptops. Elas geralmente transferem a informação em uma velocidade de 54 MB/s, mas é possível aumentar a velocidade utilizando outro tipo de placa. Essas placas de rede proporcionam maior flexibilidade já que não é necessário encaixar um cabo Ethernet para acessar a rede. Em vez disso, você pode pesquisar por redes sem fio na sua área.

Ethernet Gigabit

Esses tipos de placas de rede são bem similares às placas convencionais 10/100 Ethernet, exceto que elas podem transferir em velocidades de até 1 GB/s. Elas geralmente são disponibilizadas no slot PCIe e normalmente utilizam algum dos seguintes tipos de cabos de rede: 5, 5e, 6 ou 7. Em alguns casos, elas podem até utilizar cabos de fibra óptica, principalmente se forem empregadas por um servidor cliente.

Fibra óptica

As placas de rede que utilizam fibra óptica podem transferir a informação em uma velocidade entre 10 e 100 GB/s, sendo utilizadas frequentemente em infraestruturas de rede. Para que funcionem, elas necessitam de cabos de fibra óptica que normalmente não são conectados diretamente ao sistema. Em vez disso, elas são dispositivos externos que são plugados em servidores ou estações de trabalho do tipo desktop. As placas de rede com fibra óptica são projetadas para o uso em grandes corporações ou empresas de TI (tecnologia de informação) e tendem a ser mais caras do que placas de rede convencionais.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...