Tecnologia

Tipos de planilhas eletrônicas

Escrito por regina edwards | Traduzido por aline kachel araujo
Tipos de planilhas eletrônicas

Entenda mais sobre os programas de planilhas eletrônicas

table image by mashe from Fotolia.com

Os programas de planilhas eletrônicas são compostos por planilhas com linhas e colunas (uma tabela) para inserção de dados. Esses programas são capazes de realizar cálculos complexos e gerar gráficos e diagramas a partir desses dados. As planilhas eletrônicas também podem ser usadas como um simples banco de dados com listas, que serão incorporadas automaticamente aos modelos de documentos. Pacotes de programas para escritório, que contêm processadores de textos e apresentador de slides, costumam vir também com uma planilha eletrônica junto. Há pacotes de programas gratuitos e pagos. Os princípios dessas planilhas de coleta de dados são, normalmente, funções financeiras previamente programadas.

Outras pessoas estão lendo

Relevância

As planilhas eletrônicas permitem que seus usuários insiram dados em um formato tabular. As tabelas são formadas pelas células que podem conter dados calculados. Esses programas são capazes de gerar dados a partir de outras fontes, como por exemplo outras planilhas (relacional), e de receber dados inseridos pelos usuários, tais como nomes e números. Esses programas acomodam diversas páginas e planilhas para que as informações sejam compiladas. Antes das planilhas eletrônicas, os dados eram registrados em livros razão que usavam um formato tabular similar, e os cálculos eram feitos pelo usuário.

Função

A função de um programa de planilha eletrônica é fornecer uma tabela que calcule fórmulas de forma a organizar a informação. Basicamente, as planilhas eletrônicas são tabelas enormes que permitem que o usuário insira informações para avaliar os dados. Esses dados podem ser números, que por sua vez podem ser calculados em linhas e colunas, ou informações que podem se associar a outros programas. Muitos programas têm também a opção de criação de gráficos e diagramas para uma percepção visual dos dados.

Programas gratuitos

Existem programas gratuitos de planilhas eletrônicas. Os mais populares são o Calc (do BrOffice) e o Gnumeric (do projeto GNOME). Esses programas incluem fórmulas para calcular dados, funções de ordenação e assistentes de criação de gráficos. Muitos desses aplicativos conseguem abrir planilhas criadas em formato diferente e compartilhar as informações.

Pacotes

Pacotes de programas para escritório contêm vários tipos de programas, tais como processadores de textos, planilhas eletrônicas e apresentadores de slides. Os pacotes mais populares são o Microsoft Office e MS Works, LotusWorks, iWork, AppleWorks, WordPerfect e StarOffice/BrOffice. Os programas de planilhas eletrônicas de cada um deles são respectivamente: Spreadsheet, Lotus 123, Numbers, AppleWorks Spreadsheet, Quattro Pro e Calc. Embora algumas planilhas eletrônicas possam ser adquiridas separadamente, normalmente esses programas vêm apenas no pacote de programas para escritório e incluem uma interface que orienta os usuários na preparação de visuais e textos para projetos. As planilhas eletrônicas podem ser incorporadas a arquivos de textos ou de apresentações como tabelas ou gráficos.

Bancos de dados relacionais

Em muitos casos, as planilhas eletrônicas são usadas como bancos de dados relacionais ou ainda são integradas a outros programas por suas funções e banco de dados. As planilhas pode ser usadas como tabelas de dados para uma associação automática de documentos (como listas de emails, cartas e etiquetas). Outros programas, como programas financeiros e de contabilidade (por exemplo o Quicken e o TurboTax), agregam a organização e cálculos de planilhas através de uma interface de uso intuitivo para facilitar a obtenção de determinados dados de relatórios como livros financeiros e declarações fiscais.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media