Que tipos de plantas crescem no deserto do Saara?

Escrito por dana griffin Google | Traduzido por michel montan
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Que tipos de plantas crescem no deserto do Saara?
O Saara ocupa quase um terço do continente africano (nil and sahara image by Mirek Hejnicki from Fotolia.com)

O maior deserto da Terra, o Saara estende-se por mais de 9 milhões de km², cerca de um terço do continente africano. Descobertas geológicas mostram que essa região árida já foi úmida e de vegetação exuberante. As plantas do Saara diferem-se pela região e chuvas.

Espécies

Com aproximadamente 3000 espécies no total e 162 espécies endêmicas (especificas), a flora do Saara é efêmera (de curta duração), xerófita (que precisa de pouca água) e halófitas (adaptada a condições salgadas).

Adaptação e sobrevivência

Adaptações climáticas de plantas incluem absorção incrementada e evaporização reduzida. As plantas resultantes têm folhas enceradas e menores, com raízes longas. Acácia e troncos de tamargueira agem como reservatórios: seus sistemas de raízes alcançam umidade subterrânea com até 30 metros de profundidade. Rosas de Jericó, sustentadas pelo vento, perdem suas raízes e então absorvem umidade atmosférica para proteger sua semente. A Eufórbia, que é sumarenta, armazena água em suas folhas. Outras plantas perdem folhas durante a estação seca para minimizar a perda de umidade.

Efêmeras germinam em 72 horas com chuva, produzindo flores com cores brilhantes para atrair insetos. Elas morrem em semanas, espalhando sementes que esperarão pela próxima chuva. Bulbos subterrâneos chegam à superfície com a chuva e morrem logo. Acácias, tamargueiras e os arbustos venenosos de bombardeira (Calotropis procera) crescem pelos barrancos (ravinas) e onde exista umidade suficiente, e plantas que cobrem o solo e gramados protegem o solo escasso de erosão.

Que tipos de plantas crescem no deserto do Saara?
Tamargueiras e acácias de raízes profundas crescem por barrancos (marécage du draa image by MONIQUE POUZET from Fotolia.com)

Ecosistemas

Em vez de apenas um trecho implacável de dunas, o Saara inclui oito ecossistemas distintos. O deserto costeiro atlântico corre pela costa leste africana. A umidade atmosférica vinda do Atlântico sustenta liquens do deserto, sumarentas e arbustos. A estepe do Norte do Saara e florestas da Argélia, Egito, Líbia, Mauritânia, Marrocos, Tunísia e Saara Ocidental são a parte mais a norte do deserto. Chuvas de inverno sustentam suas florestas e arbustos.

Infame por suas dunas, a região classificada simplesmente como "deserto do Saara" hospeda halófitas que gostam de sal. Uma faixa que se estende pelo continente, a estepe do sul do Saara e florestas da Argélia, Chade, Máli, Mauritânia e Sudão recebe de 1,5 a 3 milímetros de chuva de verão, o suficiente para manter grama, ervas, arbustos e florestas.

Florestas montanheiras do oeste do Saara cruzam o sudeste da Argélia, norte do Níger, Máli e Mauritânia. Esses planaltos vulcânicos, mais úmidos do que as baixadas arenosas próximas, sustenta espécies raras e endêmicas compostas de ciprestes do Saara, zambujeiro e murta do Saara.

As florestas "Jebel Uweinat" do Tibesti, na Tibesti, uma montanha vulcânica do Chade e da Líbia, ostenta tamargueiras, palmeiras, acácias, murta e oleandro. Tanezrouft, situada ao longo das fronteiras entre a Argélia, o Níger e o Mali, não tem vida vegetal, embora algumas formas de vida resistentes a habitem.

Ecossistemas halófitos do Saara, em vez de regionais, são depressões salinas sazonalmente inundadas e que são um lar para plantas adaptadas ao sal. Egito, Tunísia, Argélia, Mauritânia e o Saara Ocidental hospedam ecossistemas halófitos sazonais

Plantas notáveis

Vegetações maiores incluem árvores de loureiros e ciprestes, tamargueiras e acácia. Outras notáveis são a "Citrullus colocynthis", uma planta rastejante com cabaças não comestíveis do tamanho de melões, e o cacto peiote africano, alucinógeno.

Agricultura

Onde a água está perto da superfície em oásis e vales férteis, como Wadi Alhayat, os primeiros árabes introduziram tamareiras e laranjas, enquanto ao longo do Nilo, lótus, papiro, figos, azeitonas e amoras crescem. O tomilho selvagem sustenta a vida animal, enquanto os moradores usam as ervas domesticadas para tempero. Habitantes do Saara usam frutas magaria do tamanho de cerejas em bolos.

Que tipos de plantas crescem no deserto do Saara?
O tomilho selvagem sustenta a vida animal do Saara (Abeille image by claudeos30d from Fotolia.com)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível