Mais
×

Tipos de portas feitas com madeira

As portas de madeira são uma das estruturas mais antigas feitas pelo homem. Elas são fabricadas a partir de vários tipos de madeira, incluindo a cerejeira, nogueira, amieiro, carvalho e mogno e tipos personalizados para atender as diferentes necessidades arquitetônicas, funcionais e orçamentárias. Portas de madeira são esteticamente atraentes, resistentes e práticas. Podem ser usadas como entrada de casas, em ambientes externos, garagens e em divisões de interior da casa.

As portas de madeira são uma das estruturas mais antigas feitas pelo homem (Wood door image by Dumitrescu Ciprian from Fotolia.com)

Portas Alveolares

A porta oca (ou alveolar) é uma estrutura que consiste em duas faces de lâminas superficiais folheadas com camadas de madeira. Tiras de madeira maciça atravessam as duas lâminas internamente. Entre as duas faces laminares há suportes que conferem rigidez à porta. Os folheados comumente tem a face exterior pintada ou aparecem como madeira envernizada. Portas alveolares são ainda mais reforçadas, contendo diferentes preenchimentos. Alvéolos de papelão são os preenchimentos mais comumente utilizados. Uma área de preenchimento com madeira sólida é posicionada em um altura específica. Este é o lugar onde serão colocadas a fechadura e a alça da porta. Portas alveolares são fáceis de instalar, mais baratas e mais leves que portas de madeira maciça. Sua grande desvantagem é a ineficácia para isolação acústica.

Portas de correr

Portas de correr, também conhecidas como estratificadas e de trilho, são feitas com uma série de painéis de madeira maciça em vários tamanhos e formas. Esses painéis são dispostos paralelamente uns aos outros. A porta do painel consiste de uma armação com ranhuras que está equipado com painéis mais finos de mogno, faia, pinho ou carvalho. Moldes são usados ​​para manter os painéis firmemente conectados e enquadrados. O tamanho e número de painéis pode depender do tamanho requerido para a porta e das necessidades do proprietário. Uma porta de correr com quatro painéis é a mais comum.

Portas balcão

Uma porta balcão é feita de finas folhas de madeira laminada sobre um núcleo sólido de madeira, papelão ou pequenas tábuas. A função das lâminas é estabilizar a porta e evitar que ela se deforme. A região externa das lâminas podem ser estilizadas e melhoradas com uso de painéis decorativos. Dois tipos de núcleos são usados ​​em portas balcão: aduelas ou blocos contínuos com núcleos de trilho ou estratificados. Um núcleo feito de aduelas é constituído por tiras verticais de madeira de baixa densidade. Os núcleos de núcleos de trilho ou estratificados são feitos de blocos de madeira que são colados na forma de estratos ou trilhos. Esse tipo de núcleo é menos propenso à dilatação e mais estável do que um núcleo de aduela.

Portas de madeira (Siri Stafford/Digital Vision/Getty Images)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article