Que tipos de problemas mecânicos podem causar desgaste aos pneus?

Escrito por charles perry | Traduzido por beatriz palma
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Que tipos de problemas mecânicos podem causar desgaste aos pneus?
Um pneu vazio fica gasto mais rápido no centro do que nas bordas (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Um alinhamento mal feito pode fazer com que um pneu se desgaste, de acordo com a revista Popular Mechanics. Justin Turner, um funcionário de uma loja de pneus, diz que o desalinhamento é causado por pequenos incidentes de trânsito, como bater no meio-fio ou passar por cima de um galho de árvore, além dos defeitos nos componentes mecânicos. Se a causa forem os incidentes, os quatro pneus podem ser ajustados novamente para o alinhamento correto. Se o problema forem peças mecânicas gastas, como amortecedores, molas, barras estabilizadoras ou pinos esféricos, a peça em questão deve ser substituída.

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Alinhamento

Segundo Turner, os pneus devem ser ajustados para apontarem diretamente para a frente e serem paralelos uns aos outros, enquanto que perpendiculares à estrada. A Popular Mechanics define os ângulos de alinhamento com o termo "toe", de forma que quando eles apontam para fora são classificados como "toe-out" e, quando apontam para dentro, como "toe-in". O ideal é o "toe zero". O pneu deve estar na vertical, posição essa chamada de "curvatura zero". Se ele se inclina para o lado de fora do carro, a curvatura é positiva; se a inclinação aponta para dentro, a curvatura é negativa. Uma má direção ou peças da frente desgastadas podem fazer com que o automóvel fique desalinhado.

Volume de ar e rotação

Pneus preenchidos com quantidades impróprias de ar podem acabar se desgastando. É possível verificar se eles estão muito cheios ou muito vazios observando o padrão com o qual eles se desgastam, segundo Turner. Se o centro do pneu estiver mais desgastado que as bordas, ele está muito cheio. Se as bordas desgastarem mais rápido que o centro, o pneu está muito vazio. Os pneus devem ser rotacionados totalmente de acordo com as instruções do fabricante. Rodar em falso pode causar um desgaste desigual ao pneu, deixando-o áspero e com um aspecto de conchas. Um pneu com volume de ar incorreto pode ter uma vida útil menor, segundo a MSN Autos.

Amortecedores e suspensões

Amortecedores gastos podem fazer com que os pneus se desgastem de forma desigual, segundo Turner, resultando em uma aparência em forma de "xícara". Os amortecedores são projetados para suavizar os impactos excessivos quando o veículo anda por uma estrada. Um amortecedor estragado não é capaz de controlar os impactos, o que causa um padrão de desgaste desigual e concêntrico. A suspensão é responsável pelo processo de suavizar o impacto excessivo nas molas. Uma suspensão quebrada faz com que o impacto seja excessivo, o que resulta em um desgaste semelhante ao do amortecedor.

Balanço das rodas

Problemas com a roda, como um dente de engrenagem desalinhado, podem fazer com que os pneus se desgastem desigualmente. Os pequenos pesos presos às rodas quando os pneus estão balanceados podem cair ou, segundo Turner, as próprias rodas podem estar balanceadas de forma incorreta, o que resulta em um desgaste semelhante ao causado pelo amortecedor. Esse tipo de desgaste é causado por uma vibração excessiva quando o veículo se move. Um balanceamento incorreto também causa desgaste e rachaduras na suspensão, o que pode aumentar o problema, deixando os pneus ainda mais desgastados.

Outros problemas

Pinos esféricos desgastados, molas que começam a ceder e problemas nas barras estabilizadoras podem contribuir com o desgaste dos pneus. Quando esses componentes estão gastos, o pneu se desgasta mais rápido em sua extremidade externa. Tal desgaste também pode acontecer se o veículo carregar um peso excessivo enquanto estiver sendo alinhado.

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