Tipos de profetas cristãos

Escrito por kristen moutria | Traduzido por marcella narvaes
Tipos de profetas cristãos
A Bíblia tem muito a dizer sobre os profetas cristãos (NA/Photos.com/Getty Images)

Há quatro tipos principais de profetas cristãos mencionados na Bíblia, de acordo com os sites Word of Christ Ministries e Christian Research Institute. Embora possa parecer difícil saber a finalidade e a dinâmica de cada um, esse é um importante conhecimento para uma sabedoria mais ampla da fé cristã e uma compreensão mais profunda da mensagem da Bíblia. Se você crê e se considera fiel ou simplesmente está interessado no que a Bíblia tem a dizer, aprender os tipos básicos de profetas cristãos ajudará a aprofundar o seu conhecimento.

Qualquer fiel a Deus

Qualquer fiel a Deus pode ser um profeta, mas nem todo mundo é um. O que faz de alguém um profeta é falar algo que Deus trouxe para ele. Isso pode acontecer individualmente ou na frente de toda a igreja, quando alguém entrega uma mensagem a uma congregação. Qualquer fiel aberto a ouvir a voz de Deus pode se tornar um profeta. Em I Coríntios 14:3-4 diz: "Mas o que profetiza fala aos homens para edificação, exortação e consolação. O que fala em língua edifica-se a si mesmo, mas o que profetiza edifica a igreja".

Fieis com o dom da profecia

Um fiel com o dom da profecia pode regularmente usar esse dom. Ele recebe as palavras de Deus constantemente e pode até ter sonhos proféticos. Às vezes, ele recebe informações detalhadas para pessoas específicas na igreja. Esses profetas são por vezes envolvidos na cura física, libertação do vício ou milagres. Aqueles com o dom da profecia podem usar seu dom para ajudar os outros. Oséias 12:10 diz: "Também falei aos profetas, e multipliquei as visões; e pelo ministério dos profetas usei de parábolas".

Fieis que corrigem

Os fieis que corrigem são o terceiro tipo de profetas cristãos na Bíblia. Eles trazem ideias novas de disciplina para a igreja. Se a igreja se encontra em um hábito destrutivo, esse tipo de profeta pode trazer uma mensagem construtiva, provocando a mudança e iluminando potenciais quedas. Elijá é um desses profetas, e em I Reis 18:36-37, ele diz: "Responde-me, ó Senhor, responde-me para que este povo conheça que tu, ó Senhor, és Deus, e que tu fizeste voltar o seu coração".

Falsos profetas

Um falso profeta afirma ser um, mas é principalmente motivado por dinheiro e não pela vontade de Deus. Eles são descritos como pessoas rebeldes e mentirosas que não verão Deus. Mateus 07:15 diz sobre o assunto: Guardai-vos dos falsos profetas, que vêm a vós disfarçados em ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores". A marca de um falso profeta é o engano, ele se parece com um profeta verdadeiro e honesto, que está servindo a Deus, mas por dentro seu coração não está nem perto de estar relacionado a Deus.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível