Tipos de projetores opacos

Escrito por simon slayford | Traduzido por thais previato
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tipos de projetores opacos
Projetores opacos construíram o caminho para a tecnologia do filme cinematográfico (Thinkstock Images/Comstock/Getty Images)

Durante décadas, o desenvolvimento em relação a filmes cinematográficos, projetores LCD e quadros Prometheans nunca se tornariam realidade se não fosse por seu antecessor, o projetor opaco. Um modo um tanto antigo de se projetar imagens para serem visualizadas por uma audiência, os projetos opacos ainda possuem um valor histórico significativo. Conhecer os seus tipos e os seus sucessores permite às pessoas apreciar o quanto a tecnologia multimídia progrediu.

Outras pessoas estão lendo

Episcópio

O episcópio era uma espécie de lanterna mágica, ou dispositivo óptico que era usado para projetar imagens em materiais opacos, como cartões postais, fotografias e páginas de livros, junto com imagens tridimensionais como moedas e folhas. O objeto a ser projetado é colocado de cabeça para baixo dentro da câmera do episcópio e luzes intensas vindas dos lados da câmera iluminam o objeto. Através de um sistema de espelhos e prismas, a luz é então refletida em direção a uma lente que projeta a imagem na tela. Episcópios eram uma forma de brinquedo para as crianças, e uma ferramenta para artistas desenharem figuras através da projeção da imagem no quadro, no qual eles desenhavam em cima.

Epidiascópio

O epidiascópio é outro dispositivo ótico que tem uma função similar àquela do episcópio, exceto que ele realiza suas funções numa escala maior. Esse dispositivo era enorme e media cerca de 1,5 metros de altura e comprimento, podia projetar imagens de objetos com o tamanho máximo de 30 centímetros de largura e 16 centímetros de espessura. Um epidiascópio podia projetar em materiais opacos e transparentes. Foi inicialmente feito em meados de 1900 para propósitos educacionais.

Projetores de Slides - Um famoso e agora obsoleto descendente

A tecnologia que era utilizada nos projetores opacos evoluiu para projetores de slides, que eram mais modernos. Embora não tenham capacidade de projetar imagens tridimensionais, projetores de slides usavam fotografias pequenas colocadas em um slide e funcionavam de maneira semelhante a um episcópio projetando um cartão postal. No auge de sua popularidade, os indivíduos que usavam projetores de slides tinham que primeiro tirar fotografias das coisas que eles gostariam de exibir e ter seus rolos de filmes revelados como slides em estúdios fotográficos. A Kodak produziu projetores de slides até 2004, pavimentando o caminho para a popularidade crescente de projetores LCD e computadores.

Projetores suspensos - Um descendente obsoleto que ainda é usado

Um outro tipo de projetor que deve sua linhagem ao projetor opaco é o projetor suspenso. Ele usa filme transparente onde foi escrito ou impresso informações projetadas através de um equipamento feito de uma lâmpada, lente de fresnel e um espelho. Era uma ferramenta popular nas escolas e universidades para apresentações, palestras, relatórios e outras funções que requeriam materiais de apresentação. Conforme os projetores LCD e os computadores se tornaram mais populares, os projetores suspensos ficaram obsoletos. Entretanto, como algumas escolas não possuem recursos para comprar equipamento de mídia mais avançado, comparado com o custo pequeno de transparências, projetores suspensos se mantêm em uso e continuam sendo produzidos por empresas como a 3M.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível