Tipos de relatórios de contabilidade gerencial

Escrito por jennifer vanbaren | Traduzido por marcela machado
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tipos de relatórios de contabilidade gerencial
A contabilidade gerencial analisa as demonstrações financeiras para tomar decisões comerciais futuras (Tools businessman: a laptop, diaries, phone image by Supertrooper from Fotolia.com)

A contabilidade gerencial, também chamada de contabilidade de gestão ou de custos, se concentra internamente nas informações recebidas da contabilidade financeira. Ela é utilizada para fins de planejamento, controle e tomada de decisões. Para analisar as informações da empresa, os contadores gerenciais contam com demonstrações financeiras normais, como demonstrações de resultados, balanços e demonstrações de fluxo de caixa, mas também utilizam outros tipos de relatórios contábeis, como relatórios de custo dos produtos, relatórios orçamentários e de desempenho.

Outras pessoas estão lendo

Relatórios de custo

A contabilidade gerencial calcula o custo dos itens produzidos. Isso é feito considerando-se todos os custos das matérias primas, custos administrativos gerais, trabalhistas e qualquer custo adicional. O valor total é dividido pela quantidade de produtos que foi produzida e, posteriormente, todas essas informações são resumidas em um relatório de custo, que permite que os gerentes vejam uma comparação entre os preços de custo e os preços de venda, e possam planejar e controlar as margens de lucro.

Orçamentos

Um dos elementos principais da contabilidade gerencial é a preparação de orçamentos, os quais listam todas as fontes das receitas e despesas de uma empresa. Geralmente, eles são criados utilizando os orçamentos dos anos anteriores e ajustando-os em relação às projeções futuras. As empresas tentam atingir suas metas e objetivos ao mesmo tempo em que se mantêm dentro do orçamento. Muitas vezes, os gerentes recorrem a novos fornecedores de matérias primas para economizar e tentam encontrar maneiras para aumentar as vendas e, ao mesmo tempo, reduzir as despesas.

Relatórios de desempenho

Os contadores gerenciais utilizam os orçamentos para compararem as despesas e receitas reais em relação aos valores orçados. As diferenças calculadas são analisadas durante a determinação de novos orçamentos e as informações relacionadas a esses valores são listadas em um relatório de desempenho. Estes são calculados todos os anos; no entanto, algumas empresas preferem criá-los de modo mensal ou trimestral. Esses relatórios ajudam os gerentes a planejarem a demanda futura da produção, bem como os aumentos dos custos.

Outros relatórios

Os contadores gerenciais também utilizam e elaboram outros relatórios. Os relatórios de informações sobre pedidos, por exemplo, são utilizados para compararem os pedidos atendidos em relação aos recebidos. Eles indicam as informações registradas e determinam se os pedidos realizados foram atendidos conforme necessário. Eles também indicam se foram feitos muitos pedidos de produtos específicos, permitindo que a empresa descarte aqueles que forem desnecessários no momento. Os contadores gerenciais também criam relatórios de oportunidades ou situações de negócios, que os ajudam a tomarem decisões sobre as situações comerciais atuais e futuras.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível