Tipos de relevos de erupções vulcânicas

Escrito por maria kielmas Google | Traduzido por pedro antonio
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tipos de relevos de erupções vulcânicas
Foto de satélite do Monte Pinatubo, nas Filipinas (Getty Images/Getty Images News/Getty Images)

Um relevo vulcânico é a mais rápida criação topográfica da Terra. Os vulcões podem entrar em erupção sob o oceano e criar uma ilha em menos de um dia. Estes acidentes geográficos dependem, em primeira instância, da composição química e mineralógica da rocha extrusiva derretida, ou magma. Uma maior concentração de sílica aumenta a viscosidade do magma e causa uma erupção mais violenta. A rocha que contém menos de 50 % de sílica é básica, como basalto. As rochas com entre 50 e 63 % de sílica são intermediárias, e as com mais de 63 % são ácidas. Os andesitos são rochas intermediárias, enquanto os granitos e riolitos são ácidas.

Outras pessoas estão lendo

Vulcões escudo

O magma basáltico expulso de uma abertura central cria um extenso relevo imperceptível com um gradiente entre dois e três graus. O vulcão Mauna Loa no Havaí é o maior vulcão escudo do mundo. Uma série dessas erupções cria uma paisagem quase plana de fluxos de lava em camadas, conhecidas como basaltos de inundação. Estas ocorrem no Paraguai, Etiópia, Índia e na Sibéria e na região do rio Columbia nos Estados Unidos. Os "Mares" da Lua, chamados Maria, são basaltos de inundação.

Tipos de relevos de erupções vulcânicas
Fluxo de lava no Havaí (Phil Mislinski/Getty Images News/Getty Images)

Estratovulcões

Os estratovulcões consistem em camadas de lava intermediária alternada com uma mistura de carbonato de sódio e fragmentos de lava, conhecidos como material piroclástico. Quanto maior a viscosidade dela, mais íngremes as encostas criadas, chegando até 30°. O Stromboli e Vesúvio, no sul da Itália, são exemplos de estratovulcões.

Tipos de relevos de erupções vulcânicas
O Vesúvio visto de Pompéia, na Itália (Franco Origlia/Getty Images News/Getty Images)

Cones de cinzas

Os cones de cinzas são os relevos vulcânicos mais comuns. Os cones são acumulações de lava, cinzas e fragmentos de rocha, formando uma colina íngreme em torno da principal abertura de um vulcão escudo ou estratovulcão. O Paricutin, do México, e a Cratera Amboy, na Califórnia, são exemplos de cones de cinzas.

Tipos de relevos de erupções vulcânicas
A cratera Amboy, na Califórnica, é um cone de cinzas (David McNew/Getty Images News/Getty Images)

Lago vulcânico

Um lago vulcânico é um acumulo de água dentro de uma cratera vulcânica. Seu processo de criação começa quando o magma dentro do vulcão aquece as águas subterrâneas e converte-as em vapor. Uma subsequente erupção explode as rochas ao redor da abertura vulcânica, fazendo uma cratera íngreme de paredes. Ao longo do tempo, estas paredes desmoronam na abertura . Caso a nova cratera resultante seja mais profunda do que o nível do lençol freático da área circundante, ela se encherá de água até a próxima erupção.

Tipos de relevos de erupções vulcânicas
A cratera do Lago, no Oregon, é um lago vulcânico cheio de água (NA/AbleStock.com/Getty Images)

Caldeiras

As caldeiras se formam quando uma violenta explosão de lava andesítica ou riolítica explode o topo da cúpula do vulcão, deixando uma depressão enorme. A caldeira de Yellowstone, que ocupa a maior parte do Parque Nacional de Yellowstone, é uma das maiores caldeiras do mundo. A ilha grega de Santorini, no Mediterrâneo, é parte de uma grande caldeira debaixo d'água.

Tipos de relevos de erupções vulcânicas
Santorini, na Grécia (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível