Tipos de responsabilidades sociais

Escrito por nancy hayden | Traduzido por fabrício basílio o. de souza
Tipos de responsabilidades sociais

Responsabilidades sociais

Jupiterimages/Pixland/Getty Images

Responsabilidade social é o termo usado para descrever o contrato, falado ou não, que uma corporação tem com o mundo. Empresas devem observar as regras específicas de seus investidores, clientes e sociedade. Algumas destas responsabilidades são definidas por lei, outras são praticadas de boa fé como cidadãs globais. As corporações devem trabalhar de maneira a cumprirem cada uma destas responsabilidades.

Outras pessoas estão lendo

Jurídica

É esperado que empresas funcionem dentro das diretrizes legais estabelecidas pelo governo federal ou estadual, ou por uma indústria específica. Dentro do mercado de livre comércio nos Estados Unidos, bem como em uma escala global, empresas são incentivadas a terem lucro, mas elas devem seguir a legislação. Essa legislação inclui tudo para que seus produtos satisfaçam as normas de saúde e segurança, além do tratamento justo legalmente exigido para os funcionários. As empresas devem ganhar seu dinheiro dentro dos meios legais, seguindo todas as leis e diretrizes.

Ética

Dentro dos domínios legais e da ética da responsabilidade corporativa, uma nova palavra entrou na moda: transparência. Após escândalos que abalaram grandes empresas e Wall Street em 2008 e 2009, os acionistas e os americanos têm exigido que as empresas sejam mais claras sobre suas práticas de negócios. A responsabilidade social, quando se trata de ética, tem a ver com a "zona cinzenta" do mundo dos grandes negócios. Desde a gestão de finanças aos direitos civis, a ética cobre todas as áreas em que uma empresa pode não ser legalmente obrigada a fazer a coisa certa, mas os costumes sociais e a responsabilidade o exigem.

Financeira

A ética financeira abrange mais do que apenas assegurar que o CEO não está ficando mais rico enquanto os acionistas perdem tudo. A responsabilidade financeira se estende aos funcionários e ao público. Isso inclui pagar um salário justo para todos os empregados, independentemente da raça, do sexo ou de qualquer outra questão. Isso inclui também um preço de mercado justo para todos os bens e serviços. Para empresas que podem ter um monopólio em um serviço em uma área geográfica, como uma empresa de gás ou energia, esse monopólio não dá o direito de aumentarem seus preços a uma taxa exorbitante. Isso significa, também, competir em termos justos no mercado com toda a concorrência.

Filantrópica

A responsabilidade social filantrópica é a preocupação da empresa quanto ao mundo em que ela existe, devendo se esforçar para melhorar as condições para as gerações futuras. Isso inclui dar dinheiro para instituições de caridade, estabelecer e financiar programas de bolsas de estudo e de trabalho, de modo a ajudar na erradicação da pobreza e da doença em todo o mundo. A responsabilidade social para com o meio ambiente pode também ser incluída dentro desta categoria; entretanto, as preocupações ambientais evoluíram em décadas recentes e geralmente há sua própria categoria de responsabilidade social. Em muitas indústrias já existem regulamentos em vigor que determinam cuidar do meio ambiente hoje, mais do que apenas seguir a lei.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media