Que tipos de rochas são a areia e o cascalho?

Escrito por kevin carr | Traduzido por kelly isayama
Que tipos de rochas são a areia e o cascalho?
A areia e o cascalho são definidos pelo tamanho de suas partículas individuais (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

A areia e o cascalho são pedaços de rochas pequenos e resistentes. Ao contrário da rocha em si, que é definida por sua composição, a areia e o cascalho são definidos pelo tamanho da partícula, variando entre 0,05 mm a 10 cm de diâmetro. Isso significa que, dependendo de onde o material vem, a areia e o cascalho podem ser feitos de vários tipos de rocha.

Areia

A areia consiste em pequenas partículas de rochas, com diâmetros entre 0,05 mm a 2,03 mm, que são mais ou menos as dimensões de um grão de sal. Na natureza, a areia é resultado do desgaste de partículas maiores de rochas. Geralmente, a areia contém rochas ígneas, como quartzo, feldspato e mica, que vêm do granito. A areia também pode ser feita mecanicamente com o esmagamento de rochas maiores.

Que tipos de rochas são a areia e o cascalho?
A areia pode ser feita de vários tipos de rocha (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)

Cascalho

Partículas de cascalho são maiores que as de areia, variando entre 2,03 mm e 10 cm de diâmetro. Elas podem ser classificadas ainda mais profundamente pelo tamanho do diâmetro como grânulos (2,03 mm a 4,06 mm), seixos (4,06 mm a 6,5 cm) e godos (6,5 a 25 cm). As partículas de rochas maiores que 25 cm em diâmetro são consideradas pedregulhos.

O cascalho ocorre naturalmente, da mesma maneira que a areia, porém ele não teve tanto tempo de existência para ser tão desgastado. Contudo, cascalhos são considerados qualquer tipo de rocha que ficam desse tamanho, como calcário esmagado e detritos acumulados por uma geleira.

Que tipos de rochas são a areia e o cascalho?
Partículas de cascalho são maiores que partículas de areia (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Outros materiais

Embora a areia e o cascalho geralmente venham de fontes de granito, como montanhas e rochas expostas, qualquer material de tamanho de partícula apropriado pode ser considerado arenoso ou de cascalho. Por exemplo, muitas praias contêm areia que veio de corais ou conchas. As praias negras do Havaí são resultado de rochas vulcânicas que foram desgastadas pela lava. Do outro lado do espectro de cores, as dunas de areia branca do Novo México são feitas de gipsita.

Que tipos de rochas são a areia e o cascalho?
As praias negras do Havaí são resultado do desgaste de rochas vulcânicas (Kevin Forest/Photodisc/Getty Images)

Usos da areia e do cascalho

A areia e o cascalho são parte das mercadorias agregadas, que geralmente são usadas para construção. A maior parte dos usos desses dois elementos inclui a execução de estradas e casas. Os materiais são minerados de fossos abertos e pedreiras, onde são separados por tamanho e entregues.

Fabricantes desse tipo de material também produzem seus próprios cascalhos e areias, amassando pedras maiores até obterem o tamanho de partícula adequado. Isso resulta em pedaços menos lisos, mas permite o controle total sobre a composição final do produto.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível