Que tipos de seres não possuem tecidos?

Escrito por brenna davis | Traduzido por kelly isayama
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Que tipos de seres não possuem tecidos?
Um tecido consiste em um agrupamento de células (Duncan Smith/Photodisc/Getty Images)

Células são as unidades estruturais da vida e contêm pequenas organelas que controlam seu funcionamento. Tecidos são compostos por células que se agruparam para executar uma função específica e são, basicamente, componentes de órgãos, como o coração, e sistemas do corpo humano, como o cardiovascular. Muitos organismos e animais são constituídos por tecidos.

Outras pessoas estão lendo

Reino Protista

Os protistas são um grupo diverso de organismos primariamente unicelulares. O biólogo Gerald Audesirk afirma que os protistas possuem pouco em comum e partilham de uma classificação baseada na inabilidade de se encaixarem em outros reinos. Embora alguns protistas sejam multicelulares ou formarem colônias, eles geralmente não conseguem formar tecidos diferenciados, sendo a alga Laminaria uma rara exceção. Alguns protistas causam doenças em humanos, como a malária e a giardíase.

Domínio das bactérias

O domínio das bactérias é composto por procariontes unicelulares. Os organismos procarióticos não possuem núcleo celular organizado. Embora as pessoas geralmente associem as bactérias com doenças, apenas um número relativamente pequeno delas é patogênico. Muitas bactérias são na verdade benéficas para a saúde humana. Por exemplo, bactérias ajudam a produzir o queijo e o iogurte, além de ajudarem na digestão processada pelo corpo humano. Devido ao fato desses seres serem unicelulares, eles não possuem ou são capazes de formarem tecidos. Algumas bactérias se juntam em grandes colônias, sendo a placa dentária um exemplo comum dessa formação.

Domínio Archaea

Os organismos Archaea, como as bactérias, são procariotos unicelulares e microscópicos que não possuem tecidos. Esses seres são similares às bactérias e é por isso que eles pertencem ao mesmo reino. Contudo, no fim do século XX, cientistas perceberam que o domínio Archaea possui um histórico diferente do das bactérias. Portanto, os seres desse grupo foram classificados em um domínio à parte. Os Archaea podem existir em ambientes com temperaturas, pressões e pH notavelmente extremos e são importantes contribuintes para vários ecossistemas, já que eles são capazes de reciclar elementos como o carbono e o enxofre.

Filo Porifera

Os únicos membros do reino animal que não possuem tecidos pertencem ao filo Porifera, e são conhecidos como esponjas. Cientistas identificaram aproximadamente 5.000 espécies de esponjas e muitas delas se alimentam de organismos muito pequenos, como bactérias, enquanto outras possuem relações simbióticas com outros animais. As esponjas possuem algumas células especializadas, mas elas não se agrupam para formarem tecidos. Ao invés disso, elas se transformam em vários tipos distintos de células especializadas, para realizarem diferentes funções no corpo do animal.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível