Mais
×

Tipos de sistemas de drenagem subterrânea

Atualizado em 17 abril, 2017

O propósito de sistemas de drenagem subterrânea é controlar o nível de água do solo, removendo o excesso. Manter o nível de água desejado é importante em muitas áreas, como agricultura, construção civil e engenharia. Por exemplo, eles aumentam o rendimento das culturas de plantio, mantendo o nível da água abaixo das raízes, além de ajudar na segurança dos motoristas, prevenindo o acúmulo de água nas estradas e rodovias. O tipo de drenagem indicada para uma área depende do tipo de solo e pluviosidade.

Controlar o nível de água é importante na agricultura (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Drenos abertos profundos

Drenos abertos rasos são valas usadas para remover a água da superfície. Já os profundos são responsáveis por remover o excesso do subsolo. Eles precisam ser fundos o suficiente para baixar a água ao nível desejado. As valas são cavadas em locais estratégicos e não só drenam o excesso de água no solo como também removem a água da superfície. Esse tipo de dreno é o mais barato, porém, ele usa terra, dificulta o uso de maquinário e requer muita manutenção.

Drenos de cano

Drenos de cano são canos perfurados enterrados em lençóis freáticos e cobertos com um aterro permeável. Antigamente eram feitos de argila ou concreto, mas os sistemas modernos utilizam, normalmente, PVC ou outros plásticos. Apesar de mais caros que os drenos abertos, os de cano não ocupam espaço na superfície e requerem menos manutenção.

A drenagem do subsolo evita a inundação de estradas e rodovias (NA/PhotoObjects.net/Getty Images)

Drenos de dique

Os drenos de dique funcionam como os de cano, mas, sem precisar de canos. São úteis em solos onde o uso de canos é impraticável. Eles são canais cilíndricos sem forro, formados no solo por um arado de diques. O arado é formado por um cilindro afiado na frente, chamado de pé, e um cilindro um pouco maior atrás, chamado de expansor. O pé é conectado à superfície por um suporte que abre um canal acima do cilindro do dique. A ação do suporte e do expansor cria rachaduras ao redor do canal do suporte. O canal e as rachaduras proporcionam um conduíte para o cilindro de dique, tanto na superfície quanto no subsolo.

Drenos interceptores

Os drenos interceptores são chamados assim por causa de sua forma e funcionamento. São drenos colocados no encontro entre terras planas e inclinadas, para interceptar o escoamento na inclinação. Eles podem ser abertos, de cano ou dique.

Um dreno aberto profundo (John Foxx/Stockbyte/Getty Images)

Bombas de água subterrânea

Em alguns casos, as bombas de água subterrânea podem ser usadas em um aquífero (um fornecimento de água subterrâneo) para abaixar o nível de água. Essas bombas são caras, eficazes apenas em condições muito específicas e normalmente necessitam de uma autorização do governo.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article