Educação e ciência

Tipos de solda a gás

Escrito por susan kristoff | Traduzido por rafael terrin
Tipos de solda a gás

Diferentes gases podem ser usados como combustível para a solda a gás

Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

Soldas a gás envolvem utilizar uma chama alimentada a gás para esquentar a peça de metal e o material de adição, criando a fusão. O gás geralmente é uma mistura de gás combustível com oxigênio para criar uma chama pura e quente. Vários tipos de gases podem ser usados como combustíveis para a solda a gás, não sendo necessário o uso de eletricidade para o sistema, resultando em um método de fabricação flexível e portátil. Todas as técnicas de solda a gás requerem equipamentos de segurança adequados tanto para o soldador como para o armazenamento do gás.

Outras pessoas estão lendo

Solda Oxiacetilênica

A solda oxiacetilênica utiliza uma mistura de gás acetileno com oxigênio para alimentar o maçarico. A solda oxiacetilênica é a técnica de solda a gás mais utilizada. Entre os gases combustíveis disponíveis, essa mistura é a que fornece a maior temperatura de chama. Entretanto, o acetileno geralmente é o mais caro entre todos os gases combustíveis. O acetileno é um gás instável e requer procedimentos de manuseio e de armazenamento específicos.

Solda oxigasolina

Gasolina pressurizada é usada como combustível de solda em locais onde o custo de fabricação é muito alto, particularmente onde não há cilindros de acetileno disponíveis. Gasolina pode ser mais eficaz do que acetileno em maçaricos para corte de chapas de aço grossas. A gasolina pode ser bombeada a mão a partir de um cilindro de pressão, uma prática comum, realizada por joalheiros em locais improvisados.

Solda a gás MAPP

Metilacetileno-propadieno-petróleo (MAPP) é uma mistura gasosa bem mais inerte que as outras, provendo mais segurança aos soldadores durante o uso e armazenamento, ideal para atividades amadoras ou de recreação. O MAPP também pode ser utilizado em pressões muito elevadas, permitindo seu uso para operações de corte de alta intensidade.

Solda a butano/propano

Butano e propano são gases similares que podem se usados como combustíveis separadamente ou misturados. Butano e propano apresentam menores temperaturas de chama do que o acetileno, mas são mais baratos e mais fáceis de transportar. Maçaricos a propano são frequentemente usados para soldagens mais fracas, dobramentos e aquecimentos. O propano precisa de um tipo de bico diferente, ao invés de um bico injetor comum, pois é um gás mais pesado.

Solda a hidrogênio

O hidrogênio pode ser usado sob pressões maiores do que os outros gases combustíveis, sendo assim, especialmente útil para soldas subaquáticas. Alguns equipamentos de solda a hidrogênio realizam a eletrólise durante o funcionamento, separando a água em hidrogênio e oxigênio para serem usados na soldagem. Este tipo de eletrólise é frequentemente usado para pequenos maçaricos, como aqueles utilizados por joalheiros.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media