Tipos de tanques de combustível integrais para aeronaves

Escrito por amy rodriguez | Traduzido por jackellyne y. gomes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tipos de tanques de combustível integrais para aeronaves
Projetistas de avião posicionam os tanques de combustível nas asas (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

O combustível é um componente necessário para a movimentação de qualquer veiculo, incluindo aviões. Entretanto, eles têm o desafio único de reter grandes quantidades de combustível enquanto permanecem leves durante uma viagem aérea. Como resultado disso, engenheiros aeronáuticos têm criado células complexas de combustível dentro da estrutura do corpo do avião, chamadas de tanques de combustível integrais. Esses tanques fornecem um amplo armazenamento de combustível enquanto mantêm a aerodinâmica.

Outras pessoas estão lendo

Características do tanque de combustível integral

Tanques de combustível integrais são únicos em sua estrutura, já que são parte do formato geral de suporte da aeronave. Esses tanques são construídos na estrutura da mesma. Como resultado disso, os tanques não podem ser removidos para revisão ou troca. Os engenheiros devem, estrategicamente, colocar os tanques dentro da estrutura da aeronave enquanto consideram o equilibro do peso do combustível e também as necessidades quanto ao volume total do combustível.

O posicionamento da asa

O posicionamento do tanque de combustível determina seu tipo, ou forma. A maioria dos tanques de combustível integrais fica nas asas. Cada asa leva dois tanques. Eles preenchem o espaço aberto entre o topo e a parte de baixo das superfícies da asa. O tanque mais próximo à fuselagem do avião tem quase o formato de um quadrado perfeito, tendo mais espaço devido ao comprimento amplo da asa. Conforme ela vai se estreitando em direção à ponta, outro tanque preenche esse pequeno espaço no formato de um retângulo.

Posicionamento alternativo

Alguns aviões necessitam de reservas de combustível maiores, especialmente para viagens de longa distância através de oceanos. Esses aviões adicionam tipos de tanque integrais de combustível ao longo da barriga, ou parte de baixo, da fuselagem. Parecido com os tanques das asas, o posicionamento desse tanque fica dentro da fuselagem da estrutura permanente do corpo, evitando qualquer acesso ao tanque de combustível. Além disso, a calda do avião pode armazenar um pequeno tanque para um armazenamento ainda maior. Esses tanques variam em modelo e forma, dependendo da construção geral do avião e a engenharia do fabricante.

Benefícios

De acordo com Lockheed Martin, tanques de combustível integrais oferecem a melhor eficiência quanto ao carregamento de combustível. Os tanques não são centralizados em uma área, fazendo com que o avião tenha um desequilíbrio extremo. Eles equilibram o combustível ao longo do corpo do avião para estabilizar toda a estrutura da fuselagem. O combustível dos tanques das asas e da barriga, em especia,l tem que atravessar uma distância curta para suprir energia ao motor do avião, aumentando a eficiência quanto à distribuição.

Considerações

Todos os tipos de tanque de combustível integrais devem ser selados precisamente. Como são partes da estrutura da aeronave, consertar vazamentos é extremamente difícil. Durante a fabricação, os trabalhadores devem verificar se os tanques estão livres de qualquer pequena abertura antes de instalarem as peças permanentemente, evitando um vazamento de combustível dispendioso.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível