Mais
×

Tipos de tecido usados no final da Era Vitoriana

Atualizado em 21 novembro, 2016

A Era Vitoriana, assim chamada por causa da grande rainha Vitória da Inglaterra, abrange um período breve, mas interessante da história da moda. Muitos estilos diferentes, desde a saia em forma de sino às criolinas, eram comuns no final da Era Vitoriana. Para fazer uma roupa de visual autêntico desse período, use os tipos de tecido usados na época. Usar os tecidos certos tornará sua roupa muito mais realista.

Faça roupas de estilo vitoriano com os mesmos tipos de tecido usados na época (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Roupas de baixo

As roupas de baixo eram particularmente importantes no final da Era Vitoriana, principalmente para as mulheres. Várias camadas de anáguas de algodão, flanela ou lã eram postas por baixo de todos os vestidos. As anáguas eram usadas para fazer as saias pareceram mais volumosas, criando o formato de sino, que era popular na primeira parte do final da Era Vitoriana. Até que a criolina leve tivesse sido inventada em 1856, as mulheres vestiam até seis kg de tecido por baixo dos vestidos. Roupas de baixo de musselina e com laço atrás e anáguas de musselina suave surgiram uma vez que a criolina se tornou mais popular. No final da Era Vitoriana, as saias largas foram empurradas para trás e o material que sobrava era usado para fazer criolinas grandes.

Sedas de tingimento

Tons fortes de cores ficaram disponíveis no final dos anos 1850, e logo, a moda seguiu adiante. Azuis brilhantes, roxos vívidos e outros tons chamativos foram usados em tecidos como seda, que capturavam bem as vibrações das cores. Os corantes brilhantes não eram tão usados em algodão, no linho e na musselina, já que frequentemente pareciam muito audaciosos e grosseiros.

Alta moda

Os vestidos desenhados para mulheres ricas, jovens e elegantes da Era Vitoriana eram feitos com os tecidos mais delicados. Vestidos de tela feitos com tulle e sedas eram enfeitados, feitos para se vestir apenas uma ou duas vezes antes de serem descartados. Os vestidos delicados e enfeitados eram vestidos por mulheres jovens e solteiras. Mulheres casadas usavam vestidos mais práticos de cetim e veludo pesados, que no entanto, não eram menos enfeitados.

Moda masculina

Os homens do final da Era Vitoriana vestiam coletes, tanto para uma reunião matinal quanto para uma festa noturna. O colete era uma peça importante do traje e os homens possuíam muitos deles para combinar com ternos escuros e bastante úteis. Coletes de seda eram muito populares, já que a seda era um material novo, mas os de lã e algodão também eram usados.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article