Tipos de tecidos para vestidos

Escrito por susan kerr | Traduzido por andressa de melo santos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tipos de tecidos para vestidos
Os vestidos podem se ajustar diferentemente, dependendo do tecido do qual são feitos. (RL Productions/Digital Vision/Getty Images)

Corte, cor e estilo são necessários na escolha de um vestido, mas tudo depende do tecido certo. Teor de fibra, acabamento, mão, facilidade de atendimento, e caimento são fatores que contribuem para saber se um vestido será um fracasso ou um sucesso segundo a moda.

Outras pessoas estão lendo

Estilo de vida

Escolher o tecido certo para um vestido, depende de muitos fatores. Antes de você ir a uma loja de tecidos você terá que ter uma boa noção de onde você irá usar o vestido, qual o seu estilo pessoal e o quanto você é dedicada, ou descuidada, na lavagem de roupas.

Tipos de tecidos para vestidos
Pense sobre o seu estilo de vida ao escolher um vestido. (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

Tempo quente

O algodão leve e tecidos com mistura de algodão, são mais tradicionais para vestidos casuais e dias quentes. Linho e misturas de linho também são usadas dessa maneira, devido à sua tendência a enrugar facilmente. Escolha um tecido com um bom acabamento -- como casimira de algodão, musselina, ou tricô - em cores claras e brilhantes ou em padrões. Estes esquemas de cores refletem mais luz, o que significa que o tecido do vestido reterá menos calor. Algodão e linho também protegem a pele da umidade, mantendo-a mais seca e mais confortável. Um toque de nylon ou rayon pode fazer com que esses tecidos enruguem mais dificilmente.

Muitas vezes, durante os meses de calor, é necessário vestir-se para casamentos, bailes, reuniões e outros eventos especiais. Escolha um tecido de fibra natural, como o de um vestido mais casual, mas com um efeito ligeiramente mais sofisticado. Seda e suas misturas funcionam muito bem para os vestidos para ocasiões especiais ou jantares. Uma bainha simples ou um vestido de frente única, de um tecido de seda suntuosa, podem ser vestidos com acessórios e jóias.

Tipos de tecidos para vestidos
Tecidos leves são mais confortáves nos dias quentes (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Clima frio

As misturas de lã e a lã são os tecidos vencedores para o inverno, seguidos por outras fibras naturais, como casimira e a alpaca. Estas fibras de origem em climas frios, têm sido utilizadas há milhares de anos, devido ao seu calor inerente. Escolha um tecido suave, como a lã penteada, para uma maior durabilidade ou um tecido suave (um mais macio, com acabamento mais suave) para se sentir mais luxuosa. Os tecidos macios tendem a verter e a comprimir mais do que se desgastam.

Os meses frios oferecerm mais oportunidades para as festas e confraternizações. Para vestidos para ocasiões especiais e formais, com muita vivacidade e brilho, os tecidos sintéticos predominam . Esses vestidos geralmente não são feitos para serem usados ​​mais do que algumas vezes, e um pouco de desconforto é aceitável se você estiver dentro dos padrões da moda. Poliéster, rayon e nylon estão disponíveis em cores ricas que não desbotam facilmente.

Além disso, texturas ricas como o veludo e o brocado são mais pesados e irão mantê-la um pouco mais quente.

Tipos de tecidos para vestidos
Misturas de lã irão mantê-la aquecida no inverno (Rebecca Van Ommen/Lifesize/Getty Images)

Cuidados com as roupas

Se a sua rotina na lavanderia consiste em duas pilhas -- clara e escura --, você pode optar por tecidos que necessitam de cuidados mínimos. Os tecidos sintéticos resistentes, fibras naturais, e as misturas dos dois são seus melhores amigos. Se você não é contra viagens freqüentes para a lavanderia a seco e não se importa de lavar à mão, a lã pura ou suas misturas com seda e outras fibras farão muito bem. Os tecidos que precisam de mais manutenção, trazem mais benefícios: mais conforto, mais durabilidade, e uma aparência e sentimento mais suntuosos.

Tipos de tecidos para vestidos
Vestidos de seda precisam de mais manutenção, mas têm benefícios como conforto e durabilidade (Ciaran Griffin/Stockbyte/Getty Images)

Uso específico

Tecidos mais pesados ​​e mais nítidos que marcam bem são excelentes opções para vestidos de trabalho. Tecidos mais macios que armam bem são excelentes para vestidos mais casuais ou para traje de noite. Tecidos nítidos, mas luxuosos, como cetim e seda, e mais pesados ​​são a melhor escolha para vestidos formais e de noiva.

Tipos de tecidos para vestidos
Vestidos de trabalho são frequentemente feitos com tecidos mais pesados (Digital Vision./Photodisc/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível