Como é o vestuário operacional dos bombeiros?

Os bombeiros utilizam roupas com equipamentos especiais nas áreas internas do corpo de bombeiros e em combate de incêndios

Siri Stafford/Lifesize/Getty Images

A roupa utilizada pelos bombeiros tem uma função especial. Estejam nos arredores do corpo de bombeiros ou em combate de incêndios, as roupas utilizadas servem para proteção do corpo. Um bombeiro pode usar quatro tipos diferentes de roupas, dependendo da função que irá realizar.

Roupas de uso interno

O vestuário de uso interno é tão importante quanto os outros. No geral, consiste em um uniforme usado durante o expediente no corpo local e inclui calças anti-chamas para segurar canetas, EPI e luvas. Um bombeiro também utiliza roupa superior anti-chamas ao trabalhar internamente, que pode ser uma camiseta ou uma macacão. Todo o vestuário utilizado em uma unidade deve ser anti-chamas para que, em caso de incêndio, o bombeiro possa colocar a vestimenta de combate a incêndios sem ser submetido ao calor extremo.

Uniforme para materiais perigosos

O uniforme para materiais perigosos é utilizado por bombeiros em uma ocorrência que envolva materiais de natureza nociva. Essas vestes são geralmente anti-chamas, mas também podem ser feitas de material especial e parecem com um macacão. Um bombeiro usa esse uniforme completo com máscara e tanque de ar para que, na presença de materiais perigosos, não inale elementos químicos nocivos.

Vestimenta de combate a incêndios

A vestimenta de combate a incêndios é a roupa utilizada durante serviços de brigada. Esse vestuário consiste em calças, camiseta, jaqueta, suspensórios, botas, luvas, capuz e capacete. Todos esses itens são anti-chamas e fáceis de vestir, com fechos de botão e velcro em vez de zíper. O conjunto é geralmente amarelo, mas alguns departamentos utilizam preto. Pode incluir uma máscara de pressão positiva, linha aéreas e válvulas de pressão em seus aparatos integrados de respiração, bem como alças e couraças para acomodar o equipamento e a vestimenta.

Resgate técnico

A vestimenta de resgate técnico não foi desenvolvida para uso em incêndios. Esse tipo de roupa é utilizada por bombeiros que realizam missões de busca e resgate em desfiladeiros, desmoronamentos de edificações e socorro em desastres naturais. A roupa de resgate técnico ou força tarefa de operações especiais consiste em um macacão e um capacete diferente do tipo utilizado com a vestimenta de combate, visto que é mais leve e geralmente possui lanterna e óculos integrados.

eHow Brasil
×