Mais
×

Tipos de telhados de varandas

Atualizado em 13 junho, 2017

As varandas são uma extensão importante da casa. Familiares e amigos se reúnem em varandas para festas e churrascos, sendo que essa também oferece um oásis calmo para as horas mais frias da noite e um espaço confortável para relaxar após um dia agitado. O telhado é parte essencial do que faz a varanda agradável, evitando que a chuva e o sol possam estragar o dia. Escolha um telhado que complemente o modelo da sua casa.

A varanda é um lugar confortável para se passar o tempo (front porch chair image by mrslevite from Fotolia.com)

Telhado de uma água

O telhado meia-água, mais conhecido como telhado de uma água, é um telhado com um declive e é geralmente usado em varandas estreitas e longas. Os telhados de uma água, às vezes, parecem ser planos quando olhados diretamente. Quando usado como telhado de varanda, a parte mais alta do telhado é plana com a casa e a parte mais baixa se estende pela varanda e é sustentada por vigas ou postes. Esse tipo de telhado é fácil de construir porque eles não têm cristas, depressões ou cumes. Os telhados de uma água não são recomendados para varandas grandes porque a linha do telhado é, geralmente, muito alta para a casa e parece estranha e fora de lugar.

Telhado de duas águas

Considerado o telhado de varanda mais comum, o de duas águas tem uma variedade de declives. O declive, ou encosta do telhado, ajuda no escoamento de água da chuva. O pico do telhado de duas águas pode obstruir janelas do andar de cima se construídos muito altos. Esse tipo de telhado tem dois lados planos que se juntam em um cume no centro, formando um triângulo. O estilo duas águas geralmente requer o uso de intradorso para juntar algum beiral ao longo dos lados e na frente da varanda. O telhado duas águas combina com quase todos os modelos de casas.

Telhado de quatro águas

Embora seja um estilo de construção mais complicado, o telhado de quatro águas é forte e durável. Os lados de um telhado assim, são levemente inclinados e não há empenas ao final do telhado. Os beirais do telhado são nivelados e facilmente alargados para dar mais cobertura, o que ajuda a aumentar a eficiência termal e reduzir o consumo de energia. As calhas são facilmente ajustadas ao nível dos beirais. O estilo sub-piramidal ou quadrado do telhado de quatro águas tem o formato de uma pirâmide. Esse telhado é uma cobertura atrativa para varandas de uma grande variedade de casas.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article